Ir para o conteúdo CTISM Ir para o menu CTISM Ir para a busca no site CTISM Ir para o rodapé CTISM

Trabalho da área de informática fica entre 40 melhores da JAI

O conteúdo desta notícia continha erros e foi atualizado com as informações corretas.

Diretor Rafael Adaime Pinto, aluno Francisco Palermo e professora Viviane Köhler exibem certificado.

Um projeto da área de informática foi escolhido para representar o CTISM entre os 40 melhores trabalhos apresentados na edição de 2017 da JAI (Jornada Acadêmica Integrada). O apresentador do projeto, Francisco Palermo, do 3º ano do curso de Informática para Internet Integrado ao Ensino Médio, e a professora orientadora, Viviane Köhler, receberam o certificado de premiação na cerimônia dos 40 melhores, na tarde do dia 22, no auditório do prédio 74C.

Palermo ganhou, também, a oportunidade de representar a UFSM na Jnic (Jornada Nacional de Iniciação Científica), evento que reúne alunos vencedores de mostras e jornadas de todas as instituições de ensino brasileiras. A Jnic acontece junto à reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, que neste ano vai ocorrer de 22 a 28 de julho na Ufal (Universidade Federal de Alagoas), em Maceió.

O título do trabalho é “Modelo matemático para minimizar custos do cabeamento de redes estruturados”. Ele teve início há cerca de um ano e meio como trabalho de conclusão de curso de uma aluna, mas faz parte de um contexto maior de desenvolvimento de projetos ligados à otimização que já dura quatro anos, segundo a professora Viviane.

O trabalho apresenta um modelo matemático capaz de projetar da forma mais otimizada possível a infraestrutura de distribuição de internet em um ambiente – como uma sala ou um prédio. O modelo leva em conta uma série de fatores e limitações para chegar à estrutura mais econômica. A utilização do modelo dispensaria o trabalho de um projetista.

Palermo trabalhou no projeto como bolsista do Fipe (Fundo de Incentivo à Pesquisa). O projeto também utiliza recursos da FAT (Fundação de Apoio à Tecnologia).

Francisco Palermo é aluno do 3º ano do curso de Informática para Internet Integrado ao Ensino Médio, e não do 3º semestre do curso superior de Redes de Computadores, como foi informado na primeira versão desta notícia.

por Rossano Villagrán Dias

foto Arquivo pessoal