Ir para o conteúdo CTISM Ir para o menu CTISM Ir para a busca no site CTISM Ir para o rodapé CTISM

Projeto de extensão promove workshop sobre golpes na internet

Militares participam de workshop sobre golpes na internet no Santa Maria Tecnoparque.

O projeto de extensão “Mecanismos de Segurança da Informação Abordando Segurança Física e Lógica” iniciou uma nova etapa no dia 24 com um workshop sobre golpes na internet promovido para cerca de 20 militares de organizações de Santa Maria.

A atividade, no Santa Maria Tecnoparque, tratou dos seguintes tópicos: furto de identidade, fraude de antecipação de recursos, phishing, golpes no comércio eletrônico, sites fraudulentos, compras coletivas, sites de leilão e venda de produtos e boatos. Ao final, o aluno Lucas Ost, do 6º semestre de Redes de Computadores, conduziu uma prática em laboratório com os militares, com o auxílio de outros dois alunos do 6º semestre de Redes, Gabriel Lutz e Fábio Demo, e dos bolsistas Iuri Moro e Igor Cantareli, estudantes da turma 423 (2º ano de Informática para Internet Integrado ao Ensino Médio).

O workshop teve uma nova etapa na tarde desta quinta-feira (7), no Tecnoparque.

Estavam presentes no workshop o coronel Giovanni Samuel Schinder, chefe do Escritório da Dimensão Humana da 6ª Brigada de Infantaria Blindada, e o capitão Everton de França, comandante da Companhia de Comando da mesma organização, além da professora Márcia Henke, coordenadora do projeto de extensão, e dos docentes Miguel Brasil e Cláudio Roth, coordenadores do Escritório EcoAgile, que participou do projeto. A atividade está alinhada com o escritório de projetos da 3ª Divisão do Exército.

O projeto de extensão já havia tido outras quatro etapas. Novas turmas serão agendadas para participarem do projeto no segundo semestre deste ano. Segundo a professora Márcia, o fortalecimento do vínculo entre o CTISM e a comunidade de Santa Maria é o objetivo principal do projeto.

foto Equipe do projeto