Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a busca Ir para o rodapé
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita
Início do conteúdo

Fórum no CTISM e no Politécnico reúne gestores de ensino de escolas federais



reprodução do site da UFSM

O reitor Paulo Afonso Burmann discursa na abertura do evento do Condetuf.

A UFSM sediou entre os dias 6 e 10 de agosto o 15º Fórum Nacional de Gestores de Ensino. O evento, criado no final dos anos 90 pelo Conselho Nacional dos Dirigentes das Escolas Técnicas Vinculadas às Universidades Federais (Condetuf), tem como objetivo discutir as políticas administrativas e orçamentárias, debater sobre os desafios que as escolas profissionalizantes vêm enfrentando com as questões avaliativas, e também as novas perspectivas de ensino. Conforme a programação, nos dias 6 e 7, o evento ocorreu no Colégio Politécnico da UFSM, no campus sede. Já no dia 8, o Fórum aconteceu em Silveira Martins, e nos dias 9 e 10 no CTISM.

Leia aqui sobre o primeiro dia do fórum.

A organização do 15º Fórum Nacional de Gestores de Ensino contou com o presidente do Fórum dos Gestores de Ensino do Condetuf, professor Zilmar Rodrigues de Souza; com o diretor do Colégio Politécnico, professor Valmir Aita; o diretor de ensino do Colégio Politécnico, professor Moacir Bolzano; o coordenador de Educação Básica, Técnica e Tecnológica (CEBTT) da UFSM, professor Marcelo Freitas da Silva; o diretor do CTISM, professor Rafael Adaime Pinto; a representante do Comitê Organizador deste Fórum dos Gestores de Ensino (UFPB), professora Maria Soraya Pereira Franco Adriano e da coordenadora de curso do Teatro Universitário da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), professora Maria Clara Lemos dos Santos.

Maria Soraya Pereira Franco Adriano (UFPB) durante debate no fórum.

Segundo o presidente do Condetuf, professor Antônio Cézar Pereira Calil, além de dar voz aos gestores de ensino, o fórum deste ano contou com a presença de outras pessoas que não pertencem ao conselho, para participar da programação e tratar de outros temas relacionados ao ensino. “Como forma de transmissão do conhecimento e democratização, trouxemos temas que são pertinentes a nós, gestores de ensino das escolas técnicas, mas que também são de interesse de toda a população por ser um assunto de educação. O Fórum contou com diversos palestrantes estudiosos da área de educação. A professora Fernanda Marsaro dos Santos, além de palestrante, veio representando o Secretário de Educação Profissional e Tecnológica da SETEC. “Contamos com a presença do professor Franclin Costa do Nascimento, que falou sobre a inclusão social no atual cenário de ensino.” O presidente também destacou a participação da UFSM para a realização deste evento “Somos 23 escolas vinculadas e encontramos aqui um total apoio do reitor para com as escolas. Ficamos impressionados com a qualidade e as suas estruturas, e também com a socialização e a participação de todos para a realização do fórum, um convite que tivemos do diretor de ensino do Colégio Politécnico, Moacir Bolzan”.

A programação do evento também contou com a presença do coordenador da Plataforma Nilo Peçanha (Ferramenta de Gestão para Planejamento, Formulação, Reorientação e Tomada de Decisões), professor e pesquisador Gustavo Henrique Moraes, que ressaltou a importância das escolas vinculadas ao Conselho: “quando falamos de rede de escolas de educação profissional e tecnológica enxergamos muito os Institutos Federais, mas há um outro conjunto grande e importante de escolas representado pelo Condetuf, que esteve presente neste Fórum. Nós viemos participar deste Fórum com uma expectativa muito grande para que possamos cada vez mais estreitar nosso laços com esse conjunto tão importante de escolas da educação técnica e profissional do Brasil”.

O Fórum, encerrado na sexta-feira (10), foi avaliado pelo coordenador do CEBTT, professor Marcelo Freitas da Silva, como uma oportunidade para a troca de experiência entre os gestores de ensino, para melhorar as práticas do dia a dia. “Ao chegar ao final desse grande evento, estamos muitíssimo satisfeitos com os resultados obtidos. Os palestrantes foram ótimos. A UFSM e seus gestores da educação profissional e tecnológica estão de parabéns em ter trazido para Santa Maria esse evento”, finalizou.

 

por Luana Giazzon/Agência de Notícias da UFSM

edição João Ricardo Gazzaneo/Agência de Notícias da UFSM

foto 1 Rossano Villagrán Dias/NCI

foto 2 Marcel Jacques/CTE



Publicações Recentes