Ir para o conteúdo CTISM Ir para o menu CTISM Ir para a busca no site CTISM Ir para o rodapé CTISM

Projeto de extensão sobre segurança na internet conclui nova etapa

Mais acima, atividade com militares em workshop. Abaixo, equipe do projeto posa com efetivo.

Mais um workshop foi realizado no âmbito no projeto de extensão do CTISM “Mecanismos de Segurança da Informação Abordando Segurança Física e Lógica” nos dias 21 e 28 de agosto.

A primeira etapa, no dia 21, abordou golpes na internet sob os seguintes tópicos: furto de identidade, fraude ade antecipação de recursos, phishing, golpes de comércio eletrônico, sites fraudulentos, compras coletivas, sites de leilão e venda de produtos e boatos. Já a etapa do dia 28 tratou de códigos maliciosos (malwares).

Ao final de cada uma das duas etapas, foi feita uma atividade prática conduzida pelos alunos do 6º semestre do curso superior de Redes de Computadores Lucas Ost, Gabriel Lutz e Fábio Demo e pelos bolsistas do projeto Iuri Moro e Igor Cantarelli, estudantes da turma 423 (2º ano de Informática para Internet Integrado ao Ensino Médio).

v

O projeto, coordenado pela professora Marcia Henke, ocorre em parceria com o Escritório de Projetos EcoAgile, do CTISM, e é acompanhado pelos seus coordenadores, os docentes Miguel Brasil e Cláudio Roth. O projeto está alinhado com o escritório de projetos da 3ª Divisão do Exército.

Cerca de 20 militares de diversas organizações militares de Santa Maria participaram do workshop, no Laboratório de Informática III do CTISM, no prédio 5D. O coronel Giovanni Samuel Schinder foi responsável pelo efetivo e estava presente ao longo das duas etapas.

Outras turmas estão agendadas para participar do projeto nos dias 18 e 25 de setembro. Segundo a professora Marcia, o fortalecimento do vínculo entre o CTISM e a comunidade de Santa Maria é o objetivo principal do projeto.

fotos Equipe do projeto