Ir para o conteúdo CTISM Ir para o menu CTISM Ir para a busca no site CTISM Ir para o rodapé CTISM

Seminário de Energia de Potência e Controle reúne pesquisadores na UFSM

Começou neste domingo (21) a 11ª edição do Sepoc (Seminário de Energia de Potência e Controle), evento sediado anualmente pelo PPGEE (Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da UFSM) e promovido pela organização internacional IEEE (Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos) com a participação dos grupos de pesquisa GSEC, do CTISM e Gedre, do CT (Centro de Tecnologia da UFSM).

O evento vai até quarta-feira (24) e conta com palestras, minicursos, apresentações de trabalho e painéis de debate, destinados a pesquisadores, estudantes e profissionais da área de eletrônica de potência. O principal objetivo do seminário é possibilitar a interação entre o meio acadêmico e a indústria e, assim, incentivar a discussão a respeito das últimas tecnologias de ponta lançadas no âmbito da eletrônica de potência e controle.

De acordo com o professor Jonas Tibola, do CTISM, que faz parte da comissão de infraestrutura e organização do Sepoc 2018, o evento surgiu como um evento local com o objetivo de divulgar a pesquisa da UFSM. Hoje, porém, é “um dos maiores seminários de eletrônica de potência do país”, diz o docente.

Segundo Tibola, a PPGEE e os professores do programa são, atualmente, “reconhecidos nacionalmente e internacionalmente”. O docente afirma que, além de divulgar o conhecimento produzido na UFSM, o Sepoc possibilita “realizar um intercâmbio de conhecimento” com pesquisadores de fora da região.

O Sepoc ocorre no CT. Saiba mais sobre o seminário e confira a programação aqui (em inglês).

texto Rossano Villagrán Dias/NCI