Ir para o conteúdo CTISM Ir para o menu CTISM Ir para a busca no site CTISM Ir para o rodapé CTISM

24ª Edição da Competição SAE BRASIL Aerodesign

Após dois anos sem edições presenciais devido à pandemia, a grande competição de engenharia aeronáutica SAE Brasil Aerodesign voltou a acontecer nos moldes padrões.

A 24ª edição da competição aconteceu de 3 a 6 de novembro, a tradicional competição de projeto e construção de aviões rádio-controlados, que reúne quase 100 equipes universitárias de todo o país, e até algumas do exterior, acontece anualmente nas instalações do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), na cidade de São José dos Campos – SP, em área operacional do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), utilizando um trecho da taxiway do Aeroporto Internacional Professor Urbano Ernesto Stumpf para as decolagens e pousos das aeronaves.

Concebido principalmente por Engenheiros da Embraer, o regulamento da competição desafia os estudantes a desenvolverem todo o projeto teórico de uma aeronave, e depois construí-la para demonstrar em voo a capacidade de
atender à missão definida no regulamento.

O projeto da aeronave deve ser executado exclusivamente pelos integrantes da equipe, ficando proibido qualquer tipo de consultoria externa no projeto, assim como também a construção, com exceção de processos que demandem maquinário específico, como corte a laser, usinagem, etc, e os testes de voo.

Para se tornar campeã, a equipe precisa mais do que apenas um avião que voe bem a missão. Precisa garantir boas pontuações em diversos aspectos, como o relatório do projeto, a apresentação oral e certos bônus a serem conquistados,
entre outros.

A Equipe Carancho Aerodesign é um projeto de Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, em parceria com o Centro de Tecnologia – CT e o Colégio Técnico Industrial – CTISM. A equipe foi criada em 21 de junho de 2004, sendo composta por acadêmicos de diversos cursos da UFSM. Esse projeto é coordenado pelo professor Gilmar Fernando Vogel (docente do CTISM) e conta com a ajuda com a ajuda de empresas apoiadoras e patrocinadoras.

O objetivo da Equipe Carancho é representar a Universidade Federal de Santa Maria na competição SAE Brasil Aerodesign. Atualmente nossa equipe participa da competição que acontece anualmente na cidade de São José dos Campos – SP com aeronaves para as categorias da classe Micro e da classe Regular.