Durante os dias 17 e 18 de outubro, quem passou pelo CTISM teve a oportunidade de conferir de perto mais uma edição da Feira de Ciências, Tecnologia e Cultura do Colégio. O evento é uma forma de imersão nos projetos desenvolvidos no CTISM, desde os cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio, até a Pós-graduação, e recebeu cerca de 900 visitantes vindos de outras escolas de Santa Maria e região.
Foram mais de 150 projetos inscritos para exibição nesta edição da Feira, algo que, para o diretor do CTISM, Rafael Adaime Pinto, só é possível graças à mobilização de todos que trabalham no Colégio. “É uma organização que é feita com bastante antecedência. Começa, principalmente, estimulando a equipe de professores, nossos colegas técnicos administrativos, para incentivar os estudantes a desenvolverem projetos. Depois vem toda a parte de organização de equipe, divulgação, contato com as escolas, infraestrutura. Vamos amadurecendo a cada ano.”
Dentre os projetos apresentados neste ano, está o “Braille para além do alfabeto: explorando a matemática básica”, que é desenvolvido pelo Laboratório de Inovações e Física Aplicada (LIFA), e conta com a participação de alunos dos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio, graduação e pós-graduação em Educação profissional e tecnológica do CTISM.
Para Guilherme Kolinski Bacchin, aluno do terceiro ano do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio e integrante do projeto, participar da feira é uma oportunidade de aprendizado coletivo. “É um aprendizado duplo. Tanto nós, alunos, quanto os professores aprendem. É muito bom poder mostrar para as outras pessoas como a gente estuda e como acontece o nosso processo de ensino e aprendizagem, buscando cada vez mais a inclusão nas escolas e na sociedade”, afirma.
O estudante explica que o projeto é fruto de uma bolsa de pesquisa do laboratório e envolve diferentes áreas do conhecimento. “A gente faz atividades de física e de matemática voltadas à adaptação, mas os projetos não estão ligados diretamente a uma disciplina. Temos colegas que trabalham com geradores, aerogeradores e pesquisas sobre poluentes na atmosfera. É um laboratório bem diverso”, complementa.
Entre os expositores, também esteve Isaías Schmitz de Souza, aluno do primeiro ano do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio. Ele apresentou um projeto desenvolvido na disciplina de Química e destacou a importância da feira para seu crescimento pessoal e acadêmico. “Está sendo muito legal, porque posso compartilhar essa experiência com pessoas de diferentes idades e lugares, além de melhorar minha comunicação e meu engajamento nas atividades do CTISM”, relata.
Uma oportunidade de Integração
De forma simultânea à Feira de Ciência, o CTISM recebeu outros 2 eventos: o 2° Conexão CTISM-Empresa e o CTISM School Maker Faire 2025.
O Conexão CTISM- Empresa tem como objetivo aproximar os estudantes das empresas que existem na região, para que encontrem oportunidades de estágio e emprego e possam aplicar, de forma prática, o que aprendem em sala de aula.
Já o CTISM School Maker Faire 2025 possibilita que estudantes de escolas de Santa Maria exponham o que aprenderam ao longo do ano, unindo criatividade e talento. Pelo segundo ano consecutivo, o CTISM é o único local do Brasil a sediar o evento.
Confira no link abaixo imagens dos 3 eventos que movimentaram o CTISM na última semana:
https://drive.google.com/drive/folders/1xx-8KB8IY-lMoxjnhFL56ezPn8xIpV37?usp=sharing
Texto: Myreya Antunes, bolsista de Jornalismo do Núcleo de Comunicação Institucional do CTISM.
Imagens: Stefani Piovesan e Alexandre Fortes.