Ir para o conteúdo Ipê Amarelo Ir para o menu Ipê Amarelo Ir para a busca no site Ipê Amarelo Ir para o rodapé Ipê Amarelo

ATENÇÃO! INFORMAÇÕES SOBRE GRIPE H1N1

Prezadas Famílias.

Preocupados com a rápida disseminação da gripe tipo A em nosso país, gostaríamos de fazer algumas recomendações:

A gripe é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode levar ao agravamento e ao óbito, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco para as complicações da infecção (crianças menores de 5 anos de idade, gestantes, adultos com 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais).

Modo de Transmissão:

A transmissão ocorre principalmente através do contato com partículas eliminadas por pessoas infectadas ou mãos e objetos contaminados por secreções.

É muito elevada em ambiente domiciliar, creches, escolas e em ambientes fechados ou semifechados, dependendo não apenas da infectividade das cepas, mas também do número e intensidade dos contatos entre pessoas de diferentes faixas etárias.

Sintomas:

Os sintomas são similares aos sintomas da influenza humana comum, e incluem:

• Febre
  • Tosse
  • Garganta inflamada
  • Dores no corpo
  • Dor de cabeça
  • Calafrios
  • Fadiga
  • Também pode causar uma piora de doenças crônicas já existentes

Necessitam de cuidados especiais e avaliação médica pessoas com febre superior a 38°C, tosse e dor de garganta.

Por que está ocorrendo aumento no número de casos neste ano?

Segundo entrevista realizada com a Dra. Rosana Ritchtmann, médica e pesquisadora do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, alguns fatores contribuíram para o aumento no número de casos este ano, especialmente a baixa adesão a vacinação pela população em geral nos anos de 2014 e 2015.

Por este motivo, quando o vírus que retornou ao Brasil (por efeito da globalização), encontrou uma população mais vulnerável (que nunca entrou em contato com o vírus antes) e susceptível pela falta de vacinação nos anos anteriores.

Recomendações Gerais de prevenção:

• Evitar aglomerações e ambientes fechados;
  • Intensificar a lavagem das mãos com água e sabão, principalmente após tossir e espirrar;
  • Utilizar produtos à base de álcool para higienização das mãos também são recomendados;
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes;
  • Cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando tossir ou espirrar, jogando o lenço no lixo após o uso;
  • Participar da campanha de vacinação, especialmente se fizer parte do grupo de risco;
  • Não levar as mãos aos olhos, boca ou nariz depois de ter tocado em objetos de uso coletivo;
  • Não compartilhar copos, talheres e outros objetos de uso pessoal;
  • Procurar assistência médica se surgirem sintomas que possam ser confundidos com os da infecção pelo vírus da influenza tipo A.

Em casos de suspeita ou confirmação da presença do vírus:

• Apresentar os sintomas ou for confirmado a presença do vírus limitar ao máximo o contato com outras pessoas
  • Não comparecer a Escola ou ao trabalho
  • Intensificar a higienização das mãos especialmente após tossir e espirrar
  • Não compartilhar copos, talheres ou objetos de uso pessoal;
  • Suspender, se possível, as viagens para os lugares onde haja casos da doença.

Outras recomendações importantes:

• Orientar os motoristas de transporte escolar a utilizar o álcool gel e manter as janelas abertas;
  • Ensinar as crianças a lavar as mãos adequadamente com água e sabão;
  • Ensinar as crianças a utilizar o álcool gel para evitar riscos (ingestão acidental, uso inadequado);
  • Orientar as crianças a não compartilhar materiais (talheres, comida, brinquedos, canetas, borrachas e outros objetos);
  • Orientar as crianças a lavar as mãos após tossir e espirrar e evitar colocar as mãos nos olhos, boca e nariz;
  • Crianças de 6 meses e menores de 5 anos deverão receber vacinação para gripe tipo A, mesmo que tenham recebido a dose em 2015 (está previsto início da campanha nacional de vacinação para 30/04/2016);
  • Trazer cópia atualizada da caderneta de vacinação após realizada a imunização da criança.
  • Com a participação efetiva de todos: família e escola vamos enfrentar esse vírus e preservar a vida e saúde de nossos alunos!

Contamos com a colaboração de vocês!

Referências: