
No dia 17 de julho de 2025, das 9h às 12h, o Centro Cultural de Toropi, na Região Central do Rio Grande do Sul, foi palco de uma importante reunião interinstitucional que marcou o início dos preparativos para a Caminhada Internacional na Natureza, evento previsto para o dia 30 de agosto. Com articulação entre a Prefeitura Municipal, a Emater/RS-Ascar e a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), por meio do Programa do Geoparque de Assistência Técnica e Extensão Rural, a atividade se alinha diretamente aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.
A reunião contou com a presença da Diretora da Agricultura, Turismo e Meio Ambiente, Érica Gelocha Prunzel, a turismóloga Dilnéia Vanessa Wagner que presta assessoria em turismo para o Município, o chefe do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar, Ezequiel Silveira, a supervisora regional da Emater/RS-Ascar Santa Maria, Monique Chaves, do professor da UFSM e coordenador do projeto Caminhada Internacional na Natureza, Ezequiel Redin, além da bolsista do programa, Carla Carabajal.
Durante o encontro, os participantes realizaram o reconhecimento de um possível trajeto que valoriza as belezas naturais de Toropi, suas propriedades rurais, áreas de produção familiar e potenciais turísticos. Em seguida, foi apresentado um checklist detalhado de organização, destacando o papel de cada instituição desde a mobilização prévia até a infraestrutura do evento, que deve receber mais de 150 participantes. Estão previstas estruturas como café da manhã e almoço com produtos da agricultura familiar, transporte entre os pontos do trajeto, apoio logístico e segurança com ambulância e postos de hidratação.
A caminhada busca integrar comunidades rurais e visitantes urbanos, fortalecendo laços sociais e econômicos entre campo e cidade. Segundo os organizadores, o evento oferece uma experiência de imersão no modo de vida rural, promovendo o turismo de base comunitária, a valorização cultural e ambiental e o fomento à geração de renda para as famílias agricultoras, especialmente por meio da venda de produtos locais e artesanato.
A ação se insere nas estratégias de extensão rural desenvolvidas pela UFSM e Emater, conectando diretamente diversos ODS, como:
ODS 1 (Erradicação da Pobreza) – ao criar oportunidades econômicas para as famílias agricultoras;
ODS 2 (Fome Zero e Agricultura Sustentável) – ao incentivar práticas sustentáveis e valorização da produção local;
ODS 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico) – com estímulo ao empreendedorismo rural e ao turismo;
ODS 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis) – ao fortalecer as comunidades do interior;
ODS 12 (Consumo e Produção Responsáveis) e
ODS 13 (Ação contra a Mudança Global do Clima) – ao promover uma atividade de baixo impacto ambiental e que valoriza o consumo consciente.
Toropi, distante cerca de 300 km de Porto Alegre e a 60 km de Santa Maria, acessado principalmente pela BR-287, é um município de pouco mais de 2 mil habitantes, marcado por uma forte influência da colonização alemã. Seu nome, de origem tupi-guarani, significa “caminho do tatu”, devido talvez ao rio Toropi, que possui um leito sinuoso com curvas e correntezas, como o tatu faz para fugir do perigo. A cidade preserva tradições locais, com destaque para sua gastronomia rural, igrejas históricas e hospitalidade no campo, elementos que fazem da caminhada uma oportunidade para turistas conhecerem a riqueza cultural e ambiental do projeto Geoparques Raízes de Pedra.
Segundo a turismóloga Dilnéia, essa “será a primeira Caminhada Internacional na Natureza que será realizada em Toropi, possibilitando o incentivo a atividade física e melhoria da saúde mental das pessoas e também um estímulo ao turismo rural, valorizando as belezas naturais e a cultura local, gerando oportunidades de renda às famílias do município”. Já o professor Ezequiel Redin destaca que “a caminhada internacional na natureza é uma possibilidade da extensão rural trabalhar com experiências de conexão entre os turistas e as famílias, ou seja, é muito mais que uma trilha, é uma possibilidade de conhecer novas formas de se conectar com a natureza, com a alimentação e com a cultura rural local”.
A atividade é organizada pela Prefeitura Municipal de Toropi, Emater/RS-Ascar e com apoio da Pró-Reitoria de Extensão da UFSM, e integra a Rede Internacional de Caminhadas na Natureza, iniciativa global que visa promover estilos de vida saudáveis, contato com a natureza e fortalecimento da economia local a partir da mobilização comunitária.
As inscrições para a Caminhada Internacional da Natureza em Toropi estarão disponíveis em breve. Mais informações serão divulgadas nos canais oficiais da Prefeitura e da UFSM.
Texto: Ezequiel Redin
Revisão: Érica Gelocha Prunzel, Dilneia Vanessa Wagner.