Ir para o conteúdo Politécnico Ir para o menu Politécnico Ir para a busca no site Politécnico Ir para o rodapé Politécnico
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Abertas as inscrições para os Processos Seletivos 2026 da UFSM

Colégio Politécnico oferta mais de cem vagas, distribuídas entre o Processo Seletivo Seriado e o Vestibular



Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo Seriado (PSS) e Vestibular da UFSM para ingresso em 2026. As inscrições vão até 10 de novembro e são realizadas pelo site da instituição, através do Painel do Candidato. Por meio do vestibular, a UFSM oferece um total de 1.707 vagas. Já o PSS oferta 2003 vagas.

As provas serão realizadas nos dias 10 e 11 de janeiro de 2026. Para o PSS, a aplicação das provas acontecerá em 12 cidades: Cachoeira do Sul, Caxias do Sul, Frederico Westphalen, Palmeira das Missões, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Uruguaiana, Curitiba e Florianópolis. Já o Vestibular será aplicado em apenas 6 municípios: Cachoeira do Sul ,Frederico Westphalen, Palmeira da Missões, Santa Maria, Curitiba/PR e Florianópolis/SC.

O PSS é composto por provas aplicadas ao final de cada ano do Ensino Médio, com conteúdo correspondente à série cursada, porém, PSS 3 é o único que resulta em ingresso na universidade, mas a participação contínua nas etapas anteriores é obrigatória para sua validação. O Vestibular condensa as três provas do PSS no final de semana de aplicação.

A taxa de inscrição é de R$60 para cada etapa. Mais informações sobre a edição 2026 do Processo Seletivo Seriado e do Vestibular você encontra nos editais de cada prova

 

Com 51 vagas através do Vestibular e 68 pelo PSS, o Colégio Politécnico oportuniza o ingresso em seus quatro cursos de graduação: Sistemas para Internet, Gestão de Cooperativas, Gestão Ambiental e Geoprocessamento. Abaixo você encontra mais informações sobre eles.



Sistemas para InternetCom um total de 28 vagas, o curso de Tecnologia em Sistemas para Internet está localizado no Campus Camobi – UFSM na modalidade Tecnólogo, sendo diurno, com três anos de duração. 

O curso foi reconhecido com Nota 5 na avaliação do MEC em 2025 e objetiva propiciar uma formação de profissionais habilitados a implementar projetos de software para a Internet através de linguagens de programação e tecnologias alinhadas às tendências do mercado, além de formar profissionais com habilidades e competências para planejar e implantar soluções informatizadas para a gestão organizacional e com perfis para gerência de projetos de sistemas. O curso pretende proporcionar conhecimentos para implantação, atualização, manutenção e segurança dos sistemas para Internet e capazes de desenvolver projetos de software para a Internet ao tratar de forma adequada questões de usabilidade e acessibilidade do sistema.

Os egressos podem atuar nas áreas de empreendedorismo, produção e inovação científico-tecnológica, gestão de projetos e processos no desenvolvimento de soluções de negócios para a Internet, medição e avaliação de impactos sociais e econômicos resultantes da produção, gestão e incorporação de novas tecnologias e continuar sua formação em cursos de pós-graduação.

 

Gestão de CooperativasCom 12 vagas via vestibular e 16 através do PSS, o curso de Gestão de Cooperativas está localizado no Campus Camobi – UFSM, na modalidade Tecnólogo, sendo noturno, com três anos de duração. 

Com conceito 5 pelo MEC, na avaliação de 2025, o curso tem como objetivo oferecer formação profissional de nível superior para implantar e gerenciar cooperativas de todos os ramos de atuação, de modo que promova o desenvolvimento social, ambiental e econômico, por meio do cooperativismo, com respeito pelos seus princípios, a ética e a moralidade. O curso objetiva, especificamente, formar um profissional com conhecimento consistente sobre o cooperativismo, as peculiaridades e desafios da gestão das organizações cooperativas e capaz de trabalhar em equipe. 

O profissional Tecnólogo em Gestão de Cooperativas terá capacidade de atuar profissionalmente em cooperativas, tanto nos setores administrativos como nos setores relacionados à promoção do cooperativismo e da educação cooperativa, com base em um perfil inovador que articula suas competências com as necessidades locais e regionais, além das novas demandas e desafios apresentados pelo mundo do trabalho. O campo de atuação dos egressos permite sua inserção em cooperativas e associações de diferentes ramos de atuação, organizações não-governamentais e órgãos públicos com foco no cooperativismo e associativismo, institutos e centros de pesquisas, instituições de ensino, mediante formação requerida pela legislação vigente, instituições de ensino para estudos de pós-graduação.

 

Gestão AmbientalO curso de Tecnologia em Gestão Ambiental oferta 15 vagas pelo Vestibular e 20 pelo PSS. Está localizado no Campus Camobi, na modalidade Tecnólogo, sendo diurno, com três anos de duração. 

O Curso tem como objetivo geral formar profissionais  que tenham a sustentabilidade como princípio norteador para atuarem na prevenção, solução ou minimização de problemáticas ambientais, além de desenvolver uma visão sistêmica da área ambiental com seus conflitos e alternativas que visem conciliar os aspectos produtivos com a conservação ambiental.

O perfil do egresso do curso de Gestão Ambiental é pautado nas dimensões técnica, administrativo-empreendedora, sócio-política e interpessoal. O profissional Tecnólogo em Gestão Ambiental terá capacidade de atuar profissionalmente nas áreas de gestão e de análise de problemas ambientais, com base em um perfil inovador que articula suas competências com as necessidades locais e regionais, além das novas demandas e desafios apresentados pelo mundo do trabalho. Neste contexto, o campo de atuação dos egressos permite sua inserção em empresas de planejamento, desenvolvimento de projetos, assessoramento técnico e consultoria, empresas em geral e propriedades rurais, órgãos públicos, organizações não-governamentais, institutos e centros de pesquisas, instituições de ensino e instituições de ensino para continuidade de seus estudos, na pós-graduação.

 

GeoprocessamentoCom 28 vagas totais e conceito 4 na avaliação de 2023 do MEC, o curso é localizado no Campus Camobi, presencial e diurno – com sete semestres como período ideal para conclusão do curso.

O objetivo do curso é a formação de um profissional capacitado à geração, aquisição, armazenamento, análise, disseminação e gerenciamento de informações espaciais relacionadas com o ambiente e recursos terrestres ao atender às necessidades da sociedade e do processo produtivo. Além disso, o profissional se formará comprometido com o desenvolvimento sociocultural e econômico do país, preparando-o para o mercado de trabalho e para a cidadania, através da formação técnica e científica e a capacidade de relacionamento humano. 

O egresso do Curso Superior de Tecnologia em Geoprocessamento desenvolverá competências como supervisão, coordenação, orientação e execução de levantamentos georreferenciados de imóveis urbanos, rurais e industriais. Ele poderá aplicar ferramentas de sistemas de sensores remotos e sistemas de informações geográficas, incluindo a coleta, tratamento, análise, interpretação e apresentação de dados espaciais; podendo ainda vistoriar, periciar, avaliar, emitir laudo e parecer técnico em sua área de formação.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-405-10343

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes