Ir para o conteúdo Politécnico Ir para o menu Politécnico Ir para a busca no site Politécnico Ir para o rodapé Politécnico
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Vem aí a quinta edição do Curso de Extensão SEGURA

As aulas acontecerão entre 12 de setembro e 21 de novembro. As inscrições seguem até o dia 10 de setembro.



A quinta edição do Curso de Extensão Segura está com inscrições abertas até o dia 10 de setembro, através do link. O curso é gratuito e tem como objetivo qualificar profissionais ou acadêmicos da educação, saúde, direito ou serviço social nas temáticas de gênero e violência contra as mulheres. 

A distribuição das vagas é de 30 vagas para profissionais de educação da rede municipal; 30 vagas para profissionais de educação da rede estadual e 20 vagas para profissionais ou estudantes de educação da rede federal de ensino ou estudantes da área da Saúde, Direito ou Serviço Social.

As aulas terão início em 12 de setembro e seguem até 21 de novembro.  A carga horária do curso é de 40 horas: 24h presenciais, ao longo de seis encontros, e 16h no formato remoto. Os encontros presenciais acontecerão nas sextas-feiras, das 13h30h às 18h no Auditório da Promotoria da Violência Doméstica – Ministério Público RS (Rua Alameda Montevidéu, 253). 

As temáticas abordadas são: Gênero e Violências; Movimentos Feministas e Políticas públicas para as mulheres no Brasil; Masculinidades; Acolhimento, aspectos psicossociais e étnico raciais do atendimento às mulheres em situação de violência;  Justiça restaurativa e Comunicação Não Violenta e, Trabalho em rede intersetorial. A formação é gratuita e com certificação pela UFSM.

O curso é uma realização do Fórum de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, programa de extensão universitária do Colégio Politécnico da UFSM, com o apoio do PET Saúde Equidade (UFSM), da Promotoria de Justiça de Combate à Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher, Secretaria de Município da Educação, 8ª Coordenadoria Regional de Educação e Promotoria Regional de Educação de Santa Maria (PREDUCSM), Associação do Ministério Público RS, sob coordenação da Profª. Laura Ferreira Cortes. 

A proposta atende à Lei Municipal 9460/2022 que institui o Programa Municipal de Prevenção e Combate da Violência contra as Mulheres e Meninas no âmbito das instituições de ensino do município de Santa Maria.

Texto: Júlia Ciervo Zucchetto, acadêmica do 4º semestre de Jornalismo/UFSM; bolsista da Assessoria de Comunicação do Colégio Politécnico da UFSM
Revisão: Assessoria de Comunicação do Colégio Politécnico da UFSM

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-405-10420

Publicações Recentes