Ir para o conteúdo Jornalismo Ir para o menu Jornalismo Ir para a busca no site Jornalismo Ir para o rodapé Jornalismo
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Viver no “off”: atividades manuais como pausa para a mente

A iniciativa do Vapor Etc., Clube Offline, surgiu de uma percepção de que o mundo digital fez com que perdessem o hábito de pôr a “mão na massa”



Reportagem e redação: Amanda Teixeira

Fotos: Thaianne Barboza e Paula Toaldo

Entre tintas, colagens e longas conversas sem pressa, um bar de Santa Maria tem se transformado em um ponto de respiro em meio ao ritmo acelerado de uma vida conectada constantemente às redes sociais. A iniciativa do Vapor Etc., Clube Offline, surgiu de uma percepção das sócias Thaianne Barboza e Paula Toaldo de que o mundo digital fez com que perdessem o hábito de pôr a “mão na massa” e a criatividade para o jogo. Assim surgiu a proposta de reunir mensalmente um grupo de pessoas para realizarem diferentes atividades manuais.

“Atualmente, a gente usa muito a criatividade no nosso trabalho, mas muito online. Estávamos numa vibe de se desconectar mais e viver no off também”, afirma Thaianne. Segundo ela, os encontros são pensados para que todos possam viver o momento lúdico sem preocupações, tirando o peso da cobrança profissional. O objetivo é que os participantes possam desacelerar, trocar experiências e fazer novas amizades. 

O Clube ocorre todos os meses e já chegou em cinco edições, com mais de quatro turmas cada. Entre as atividades propostas, estão colagem, pintura e customização. Segundo a sócia, a aceitação do público têm sido boa, com mais de 70 participantes por edição. Thaianne ainda afirmou que a ideia para o próximo mês é trazer a customização de isqueiros para o pátio do bar.

De acordo com um estudo publicado na revista científica Frontiers in Public Health, habilidades manuais com artesanato podem contribuir para o bem-estar tanto quanto ter um emprego. Para além dos benefícios para pessoas com condições envolvendo saúde mental, os hobbies feitos à mão contribuem para a qualidade de vida de todos, aumentando níveis de felicidade e de satisfação com a vida. 

Os benefícios podem ser vistos com o aumento do interesse da geração Z, nascida já em um ambiente digital, pela retomada de práticas antigas, como o tricô e o crochê. As duas atividades apresentaram aumento de 20% na procura por materiais entre jovens de 18 a 25 anos, desde 2020, segundo uma pesquisa realizada pela consultoria de mercado Craft Yarn Council. A volta por interesses que estavam esquecidos por muitos pode representar uma busca por mudanças de hábitos, saudáveis não apenas para o corpo, mas também para a mente. 

Atividades manuais para quem quer ficar no “off”:

Colagem:

Sem muitos segredos, a colagem consiste em seguir o que está na mente e juntar diversos desenhos, fotografias, textos e texturas em um pedaço de papel, formando uma nova imagem única e insubstituível. É uma forma de criar algo só teu, formando uma história através de recortes e sobreposições. 

Customização:

Customizar é dar um toque seu ao que já existe, deixando o objeto com a sua cara. Pode ser com pintura, colagem, bordados ou o que você achar mais legal. Um dos objetos personalizáveis são os porta-retratos, que podem ter um toque próprio para deixar a lembrança ainda mais especial. 

Pintura:

Em papel, tela ou tecido, pintar é uma forma simples e divertida de expressar sentimentos, através de cores e formatos. Não precisa ser artista e nem precisa ficar bom, a ideia é relaxar e colocar a criatividade em movimento.  

Colagem
Pintura
Customização
Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-466-952

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes