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Pedagogia diurno

Curso de licenciatura em Pedagogia, diurno

O curso de licenciatura em Pedagogia, ofertado no período diurno, é mantido pela UFSM e funciona no campus Camobi, em Santa Maria. A área de conhecimento do curso é classificada como Ciências Humanas.
O curso é reconhecido pela Portaria n. 190/2012/MEC, publicada no DOU, de 03/10/2012 e Portaria n. 153/2023/MEC, publicada no DOU, de 22/06/2023.


Informações gerais


PROFESSORA DEBORA ORTIZ DE LEAO, coordenadora.

PROFESSORA SUELI SALVAcoordenadora substituta.

Centro de Educação, prédio 16B, sala 218.

E-mail: cpedagogiadiurno@ufsm.br.

 

GESSIANE REHBEIN

Centro de Educação, prédio 16B, sala 218.

Telefone: (55) 3220-8208

E-mail: cpedagogiadiurno@ufsm.br.

 

a) Participar das instâncias colegiadas: NDE, Colegiado do Curso, Conselho do Centro de Educação;

b) elaborar propostas para a programação acadêmica a ser desenvolvida e submetê-la ao colegiado de curso dentro dos prazos previstos no calendário acadêmico;

c) convocar, por escrito, e presidir as reuniões do colegiado de curso;

d) providenciar na obtenção da nominativa dos representantes e zelar para que a representatividade do colegiado de curso esteja de acordo com a legislação vigente;

e) representar o colegiado de curso, sempre que se fizer necessário;

f) cumprir ou promover a efetivação das decisões do colegiado de curso;

g) promover as articulações e inter-relação que o colegiado de curso deverá manter com os diversos órgãos de administração acadêmica;

h) submeter ao diretor de unidade de ensino os assuntos que requeiram ação dos órgãos superiores; 

i) assegurar a observância dos programas e do regime didático;

j) encaminhar ao órgão competente, por intermédio do diretor de unidade de ensino, as propostas de alterações curriculares aprovadas pelo colegiado de curso; 

k) solicitar aos departamentos, a cada semestre letivo, a oferta das disciplinas;

l) promover a adaptação curricular dos alunos quer nos casos de transferência, quer nos demais casos previstos na legislação vigente;

m) exercer a coordenação da matrícula dos alunos, no âmbito do curso, em colaboração com o órgão central de matrícula;

n) examinar, decidindo em primeira instância, as questões suscitadas pelo corpo discente.

o) avaliar processos de dispensas de disciplinas ou de aproveitamento de créditos;

p) promover ações para a recepção dos ingressantes;

q) participar da colação de grau nas formaturas.

Formar professores/profissionais em nível superior para a docência da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, capacitados para atuar nas diferentes modalidades de ensino e/ou nas demais áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos.

Link para a descrição completa do currículo

As atividades complementares de graduação – ACG -, são toda e qualquer atividade que contribua para a formação humana e profissional do estudante, aceita para compor o plano de estudos do curso. 

A integralização curricular requer o cumprimento de, o mínimo, 200h em ACGs.

Modalidades que compõem o quadro de ACGs: participação em eventos, atuação em núcleos temáticos, atividades de extensão, estágios extracurriculares, atividades de iniciação científica e de pesquisa, publicação de trabalhos, participação em órgãos colegiados, monitoria, outras atividades.

O registro de ACG deve ser requerido por meio do Portal Estudantil – https://portal.ufsm.br/estudantil.

Tutorial de solicitação de registro de ACG: clique aqui.

 

Para realizar a solicitação de matrícula, acesse ao Portal Estudantil – https://portal.ufsm.br/estudantil – e siga a instruções do vídeo: Como solicitar a matrícula.

Tutorial para matrícula extracurricular – Portal Estudantil

Para cursos que autorizam matrícula extracurricular pelo Portal Estudantil: a solicitação deve ser feita pelo portal e o processamento será automático.

Os prazos para solicitações podem ser consultados no calendário acadêmico.

Como saber se o curso em que deseja se matricular aderiu à matrícula extracurricular pelo Portal Estudantil? Clique aqui!

Para cursos que NÃO autorizaram matrícula extracurricular pelo Portal Estudantil:

– ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DIURNO: seguir os prazos e instruções do calendário acadêmico. Verificar quais disciplinas gostaria de fazer no semestre, agrupar todas as disciplinas de um mesmo curso num pedido e envie um e-mail para cpedagogiadiurno@ufsm.br, com o NOME COMPLETO, NÚMERO DE MATRÍCULA, CURSO DE INTERESSE E TODOS OS NOMES E CÓDIGOS DAS DISCIPLINAS E RESPECTIVAS TURMAS QUE PRETENDE CURSAR.

A coordenação do curso,  avaliará o pedido e, se aprová-lo, encaminhará à coordenação que está ofertando as disciplinas, para análise e efetivação da matrícula, se for aceita.  Lembrando que isso vale apenas para cursos que não adotaram a matrícula extracurricular pelo Portal Estudantil.

– ALUNOS DE OUTROS CURSOS: solicitar à coordenação do seu curso de origem a autorização para realizar a matrícula nas disciplinas desejadas. A coordenação do curso de origem deve enviar e-mail com a autorização para a matrícula para cpedagogiadiurno@ufsm.br, nos prazos previstos no calendário acadêmico, com as seguintes informações: 

  • Assunto do e-mail: Matrícula extracurricular
  • Nome do aluno.
  • Curso de origem.
  • Número de matrícula.
  • Código, turma e nome da disciplina.

A realização da matrícula dependerá da existência de vaga;

O processamento das solicitações deverá ser acompanhado pelo Portal Estudantil.

– Trancamento total: por meio do Portal Estudantil:

a) Trancamento total de matrícula é o instrumento que permite a manutenção do vínculo com o curso, pelo período de um semestre letivo, nos casos de impossibilidade comprovada de acompanhamento à totalidade das atividades escolares.
b) Número de trancamentos totais de matrícula permitidos: cinco.

– Trancamento parcial: envie e-mail para a coordenação do curso: cpedagogiadiurno@ufsm.br.

a) Trancamento parcial de matrícula é o instrumento que permite a suspensão das atividade, apenas no semestre letivo da respectiva efetivação de matrícula, nos casos de impossibilidade comprovada de cumprimento do plano de estudos do semestre.
b) Número de trancamentos parciais permitidos: onze.

A matrícula em TCC é realizada pela secretaria do curso, a partir do recebimento do termo de ciência e aceite assinado pelo orientador.

Termo de ciência e aceite de orientação de TCC

Ficha de avaliação de TCC

Autorização para liberação online de TCC

O trabalho de conclusão de curso deve se um trabalho escrito, sob orientação de um professor da UFSM, que atue ou tenha atuado no curso de  Pedagogia, podendo ser realizado de três formas distintas:

  1. um trabalho acadêmico de pesquisa escrito, resultante de estudos de pesquisa ou extensão que o estudante tenha iniciado em alguma etapa anterior do curso, vinculado a sua formação;
  2. um trabalho acadêmico de pesquisa escrito a partir do projeto desenvolvido no nono semestre do curso, na disciplina de Pesquisa e Docência, bem como nas disciplinas de Processos Investigativos A e Processos Investigativos B;
  3. um trabalho acadêmico escrito, decorrente das atividades de estágio curricular supervisionado e que tenha como foco a prática educativa reflexiva.
  4. Será considerado reprovado no TCC o aluno que não cumprir a carga horária da disciplina ou que obtiver média final inferior a 7,0.

Tendo em vista as características didático-pedagógicas da disciplina TCC A, não haverá oportunidade de realização de exame. Em caso de reprovação, o estudante deverá matricular-se novamente na disciplina de TCC A, realizando-a de acordo com a oferta do semestre.

Conforme a resolução UFSM n° 209/2025, que regulamenta os processos de dispensa de disciplinas de graduação, dispensa de disciplinas por autodidatismo e registro de atividades complementares de graduação, o aproveitamento de estudos não se aplica à disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso A.

Os casos omissos serão encaminhados ao Colegiado do Curso.

Não há possibilidade de matrícula em disciplinas de estágio de modo concomitante.

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Documentação para a realização do estágio supervisionado obrigatório nas Escolas Estaduais da SEDUC/RS:

Termo de adesão estágio – resolução n. 024/2020 : uma via original e envio para a coordenação.

–  Termo de compromisso de estágio obrigatório, em três vias originais. Uma cópia fica na coordenação, uma na escola e outra com o estagiário.

– Plano de atividades ou de estágioincorporado ao termo de compromisso ou em documento anexo.

– Carta de apresentação: diretamente com o professor orientador.

– Apólice de seguro/termo aditivo-02-CT-078_2019 (atualizada em 08/04/25).

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Documentação para a realização do estágio supervisionado obrigatório em Escolas Municipais de Santa Maria:

– Termo de Estágio Obrigatório Externo (atualizado em 08/04/25)

– Carta de Apresentação (atualizada em 08/07/24)

Orientações:

– Imprimir o termo de compromisso, preencher todos os dados, assinar e solicitar as assinaturas.

– Preencher as cartas de apresentação do aluno para a escola e solicitar as assinaturas da orientador de estágio ou coordenador de curso.

Mais informações sobre o seguro:

Seguro de Estudantes

Resolução que regulamenta, no âmbito da UFSM, a concessão de estágios supervisionados obrigatórios e não obrigatórios:

Resolução 025/10

Tutorial do Estágio Obrigatório

Clique aqui.

Tutorial de homologação de termos de estágio.

Os trâmites referente ao termo de compromisso deverão ser realizados pelo PEN-SIE. O estudante deve seguir as seguintes etapas:

  1. realize o processo de requerimento de assinatura eletrônica, para isso deve acessar o link aqui .
  2. encaminhe para a empresa escolhida para realizar o estágio. O link para cadastro de usuários externos está disponível aqui.
  3.  Após a assinatura eletrônica, siga o que está descrito no tutorial de homologação de termos de estágio.

Realizadas todas essas etapas, acesse ao Portal de Documentos e o seu termo de comprimo estará disponível, com todas as assinaturas eletrônicas necessárias.

– Em caso de dúvidas sobre o PEN-SIE, escreva para pen@ufsm.br.

A requisição de dispensa de disciplina, deve ser feita pelo Portal Estudantil, na aba “ALTERAÇÃO CURRICULAR”. Pode-se solicitar a dispensa de disciplinas já cursadas em cursos de mesmo nível ou de nível superior, na UFSM ou em outra instituição. Clique aquipara saber como solicitar a dispensa de disciplina.

A resolução que trata dos processos de dispensa de disciplinas de graduação, está disponível em resolução UFSM nº 209/2025.

Portal Estudantil é uma das principais ferramentas utilizadas pelos alunos da instituição. É por meio dele, é possível ter acesso ao histórico escolar, desempenho acadêmico, comprovante de matrícula, quadro de notas, ficha cadastral, solicitação do benefício sócio-econômico, quadro de horários, currículo e turmas. Todas os seus registros devem ser feitos e acompanhados por meio desses portal.

Acesse ao tutorial do Portal Estudantil  e conheça a funcionalidades do mesmo. 

Recomenda-se, também, o uso do aplicativo UFSM Digital.

Moodle é um ambiente virtual de aprendizagem – AVA -, utilizado na UFSM. O seu uso, pelos professores, é opcional.