Ir para o conteúdo Tecnologia em Sistemas para Internet Ir para o menu Tecnologia em Sistemas para Internet Ir para a busca no site Tecnologia em Sistemas para Internet Ir para o rodapé Tecnologia em Sistemas para Internet
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Instruções para matrícula 2019/1



Prezados(as) alunos(as),

Conforme CALENDÁRIO ACADÊMICO:

De 18/02/2019 a 22/02/2019 – MATRÍCULA – SOLICITAÇÃO: Período para solicitação de matrícula via Portal do Aluno dos veteranos da graduação e ingressantes e veteranos da pós-graduação, referente ao 1º semestre letivo de 2019.

Observar demais datas no calendário acadêmico disponível em:

https://www.ufsm.br/calendario/2019-46082/

Lembrem-se: disciplina solicitada não quer dizer que será aceita pois o sistema verifica os pré-requisito.

ATENÇÃO:

Na semana passada o CPD modificou o site do curso. Agora é possível verificar os horários e as vagas restantes na turma no site:

https://www.ufsm.br/cursos/graduacao/santa-maria/tecnologia-em-sistemas-para-internet/horarios

Horários do curso para 2019/1 no formato pdf e com salas estão em:

https://www.ufsm.br/cursos/graduacao/santa-maria/tecnologia-em-sistemas-para-internet/2018/12/17/horarios-primeiro-semestre-de-2019/

Salientamos que os professores de algumas disciplinas serão modificados em função do processo de contratação de professores substitutos que ainda está em andamento. 

Seguem instruções sobre a matrícula.

Disciplinas do primeiro semestre do curso são direcionadas para os ingressantes, não aparecem disponíveis na matrícula para os demais alunos. Apenas no final dos ajustes é que SE SOBRAREM vagas estas serão colocadas a disposição dos demais alunos – a Coordenação fará a comunicação desta disponibilidade e dos procedimentos de matrícula no momento oportuno – na página do curso e/ou por email.

**** Especialmente alunos que ingressaram antes de 2016, devem observar equivalências do currículo. https://www.ufsm.br/cursos/graduacao/santa-maria/tecnologia-em-sistemas-para-internet/equivalencia-dos-curriculos/

*** DCGS

 

Estão sendo oferecidas como DCGs do Curso: 

1) DPADP0094 – INTELIGÊNCIA DE NEGÓCIOS (DCG para o currículo 2016 e obrigatória para o currículo 2010). É preciso ter cursado disciplinas de Banco de Dados para cursar.

2) DPADP0150 – INTERAÇÃO HUMANO-COMPUTADOR (DCG para currículo 2010 e currículo 2016)

Salientamos que o horário de DPADP0094 – INTELIGÊNCIA DE NEGÓCIOS foi definido, pela manhã, em função de alunos do currículo 2010 que precisam cursar esta disciplina e outras para concluírem o curso (ocorria colisão de horários). 

 

REFORÇANDO:

Além destas, ver lista de DCGs aceitas (já aprovadas pelo Colegiado, sendo algumas de outros cursos) disponível em:

https://www.ufsm.br/cursos/graduacao/santa-maria/tecnologia-em-sistemas-para-internet/wp-content/uploads/sites/491/2018/12/DCGsjunho2017.pdf

É possível cursar outras disciplinas além das que constam na lista – neste sentido, converse com a Coordenação antes de solicitar a matrícula. 

Sobre disciplinas de outros cursos, salientamos que esta solicitação não é feita via Web e conforme o calendário  acadêmico, ocorre entre  18/03/2019 e 19/03/2019 (MATRÍCULA EXTRACURRICULAR: Período para o aluno requerer na coordenação do seu curso autorização por meio de formulário* para solicitar matrícula em disciplina ofertada por outro curso e encaminhar tal solicitação à coordenação do curso desejado, referente ao 1º semestre letivo de 2019.  )

 *Formulário para matrícula solicitada em outro curso:

https://www.ufsm.br/cursos/graduacao/santa-maria/tecnologia-em-sistemas-para-internet/wp-content/uploads/sites/491/2018/12/REQUERIMENTO_DE_MATR%C3%8DUCLA_EXTRACURRICULAR-1.doc 

Sobre as disciplinas de outros cursos, agora é possível ver os horários  no site da UFSM: https://www.ufsm.br/disciplinas/

**** ALUNOS DO CURRÍCULO 2010 que pretendem cursar a disciplina DPADP 0099 (1-3)  TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO. Ressaltamos que vocês deverão realizar a matrícula na turma de um professor. Cada turma de um professor, terá em princípio 5 vagas. Assim, combine com o professor antes de fazer sua matrícula, pois cada professor atua em temas específicos. Tente solicitar a matrícula via Web, mas salientamos que você deverá efetivar de fato a matrícula nesta disciplina na semana de ajustes e na coordenação.

**** ALUNOS DO CURRÍCULO 2016  que pretendem fazer a disciplina  DPADP0145(1-3) TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I. Ressaltamos que vocês deverão realizar a matrícula na turma de um professor. Cada turma de um professor, terá em princípio 5 vagas. Assim, combine com o professor antes de fazer sua matrícula, pois cada professor atua em temas específicos.  Tente solicitar a matrícula via Web, mas salientamos que você deverá efetivar de fato a matrícula nesta disciplina na semana de ajustes e na coordenação.

Já alunos que pretendem cursar DPADP 0148  Trabalho de Conclusão de Curso II devem realizar a matrícula na turma do professor que os orientou na disciplina DPADP0145(1-3) TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I

*** AJUSTES ***

26/02/2019 e 27/02/2019 – MATRÍCULA – AJUSTE WEB: Período para ajuste de matrícula dos alunos de graduação e pós-graduação modalidades presencial e a distância, no Portal do Aluno, referente ao 1º semestre letivo de 2019.

11/03/2019 a 15/03/2019 – MATRÍCULA – AJUSTE PRESENCIAL: Período para ajuste de matrícula dos alunos de graduação e pós-graduação, nas coordenações e/ou secretarias de curso, referente ao 1º semestre letivo de 2019.

**** Se surgirem dúvidas, consultar a coordenação.

Avaliação DOCENTE

Pedimos ainda que realizem a avaliação dos professores (Avaliação Docente), via portal do aluno.

Att.

Juçara 

Daniel

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-491-349

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes