Ir para o conteúdo PPGAP Ir para o menu PPGAP Ir para a busca no site PPGAP Ir para o rodapé PPGAP
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

PROFESSORA DA UFSM IRÁ RECEBER O PRÊMIO PESQUISADOR GAÚCHO FAPERGS 2021 – ÁREA ECONOMIA E ADMINISTRAÇÃO



O trabalho e a trajetória da professora Kelmara Mendes Vieira, atual Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Administração Pública (PPGAP) da UFSM, ganham destaque com a obtenção do Prêmio Pesquisado Gaúcho 2021, na área de Economia e Administração.

Na área do Sociais e Humanas da UFSM, será a primeira vez que um professor será condecorado e, na UFSM, a Professora Kelmara será a segunda mulher a receber o prêmio.

O PRÊMIO

A edição do Prêmio Pesquisador Gaúcho 2021 tem como tema: “A Ciência a serviço da Sociedade”, destacando a contribuição da ciência no combate à pandemia e o seu potencial em gerar inovação, riquezas e bem-estar, contribuindo para uma sociedade melhor.

A categoria Pesquisador Destaque, que reconhece pesquisadores com uma carreira brilhante na pesquisa científica, nas suas áreas do conhecimento, a premiação terá agraciados em nove áreas: Artes, Letras, Linguística; Arquitetura, Urbanismo e Design; Ciências Agrárias; Ciências Biológicas; Ciências da Saúde; Economia e Administração; Educação; Engenharias e Geociências e Oceanografia.

A solenidade de premiação será virtual, realizada por transmissão, com realização no período de 17 a 23 de outubro. A programação será divulgada, posteriormente, nos canais da FAPERGS. Mais informações no site da FAPERGS.

A TRAJETÓRIA DA PROFESSORA KELMARA MENDES VIEIRA

Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Viçosa (1995), Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998), Especialista em Estatística e Modelagem Quantitativa pela UFSM (2003), Doutora em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006). Recentemente se graduou em Estatística pela UFSM (2019) e realizou pós-doutorado na Universidade Federal de Minas Gerais (2020).

Desde 1998, atua na Universidade Federal de Santa Maria na área de Administração. É Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq (nível 1D), membro do comitê assessor da PRPGP, editora associada da Revista Práticas de Administração Pública e revisora ad hoc de diversos periódicos nacionais e internacionais de alto impacto. Como orientadora, trabalha no desenvolvimento da iniciação científica, tendo orientado 42 discentes. Na pós-graduação, já concluiu a orientação de 30 discentes. Já publicou um total de 192 artigos em periódicos. Teve trabalhos premiados, como o melhor artigo do evento International Finance Conference (2018) e no Enangrad, melhores artigos da área (2013 e 2014). Também trabalhos com menção honrosa no Enanpad (2020) e na Sociedade Brasileira de Finanças (2013). Além do prêmio “Highly Commended paper in the 2017 Emerald Literati Network Awards for Excellence”.

Na pandemia, passou a integrar o Observatório Sócioeconômico da Covid e publicou trabalhos sobre o tema em periódicos internacionais de alto impacto, como “A Pandemic Risk Perception Scale”, no Risk Analysis e “Loss of financial well-being in the COVID-19 pandemic: Does job stability make a difference?”, no Journal of Behavioral and Experimental Finance.

DEPOIMENTO DE EX-ALUNOS E EX-BOLSISTAS

Querida amiga e professora Kelmara, parabéns pelo prêmio Pesquisador Gaúcho 2021 da Fapergs. És um exemplo de profissional, determinada, capacitada e sempre disposta a ajudar. Esse prêmio reflete a excelência do seu trabalho e tenho muito orgulho de ter sido sua orientanda e ter aprendido tanto ao seu lado. Obrigada por ser tão importante na minha trajetória acadêmica e pessoal. E, os mestres que ensinam com amor, são guardados com carinho no coração! Grande abraço. Silvia Amélia Mendonça Flores, Professora Departamento de Administração, UNIPAMPA.

Ter a oportunidade de ser orientando da Kelmara com certeza foi a melhor coisa que me aconteceu no Mestrado em Gestão de Organizações Públicas da UFSM. A Kelmara é uma professora excepcional, me ensinou muitas coisas importantes para o mestrado e para a minha vida profissional. Tive o prazer de conviver diariamente na UFSM durante 2 anos e isso me proporcionou um ganho de qualidade pessoal e profissional. Parabéns pelo prêmio pesquisador gaúcho! Prêmio mais que merecido! Rafael Rudolfo Kreutz, Chefe de Gabinete, UERGS.

Ter feito a iniciação científica e o mestrado com a profª. Kelmara certamente fez toda a diferença na minha trajetória profissional. Com ela e seu grupo de pesquisa aprendi grande parte do que sei hoje. A profª Kelmara ama o que faz e o principal, compartilha seu conhecimento para que no futuro possamos fazer nossas pesquisas com confiança e seguindo todos os princípios éticos. Ter sido orientanda dela foi uma grande honra. Luana dos Santos Fraga, Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Economia do Desenvolvimento da PUC/RS.

Mais do que merecida a premiação recebida pela professora Kelmara, ela sempre foi uma inspiração de profissional para mim desde quando a conheci e tive o privilégio de ser sua orientanda de mestrado e doutorado. A Kelmara é daquelas professoras que marca a vida dos seus alunos, pois ensina com muito amor e dedicação, com competência e sabedoria admiráveis. Hoje, como docente da UFSC, tenho nela um exemplo de profissional, me inspiro no seu jeito ímpar de orientar e ensinar. Serei eternamente grata por ter a oportunidade de trabalhar e aprender com ela, e estou aqui hoje, graças à orientação e ao incentivo recebidos. Kelmara parabéns por esse prêmio e tenho certeza que muitos ainda virão, pois você merece demais!  Ani Caroline Grigion Potrich, Professora do Departamento de Ciências da Administração, UFSC.

Professoras Kelmara Vieira e Ani Potrich com a premiação de mais um trabalho

Grupo de Pesquisa no prédio 74C do CCSH

Recebendo o prêmio de melhor Artigo do International Finance Conference, 2018
Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-544-735

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes