Ir para o conteúdo PPGAP Ir para o menu PPGAP Ir para a busca no site PPGAP Ir para o rodapé PPGAP
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Docência Orientada

 

INSTRUÇÕES SOBRE DOCÊNCIA ORIENTADA

Programa de Pós-Graduação em Administração Pública da UFSM

 

 

Por entendimento do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Administração Pública da UFSM, todos(as) os(as) discentes do Programa devem realizar, obrigatoriamente, a atividade complementar de Docência Orientada antes de concluir o Mestrado. Tal atividade foi prevista na própria estrutura curricular do Programa, sob denominação APG2504 – Docência Orientada (30 horas, 2 créditos). A solicitação para cursar a atividade complementar de Docência Orientada é realizada de forma diversa que a matrícula em disciplinas regulares (obrigatórias e optativas), necessitando da abertura de um processo eletrônico pelo Portal de Documentos da UFSM (Processo PEN-SIE).

A fim de orientar os(as) discentes sobre a encaminhamento correto do processo PEN-SIE de solicitação de matrícula em APG2504 – Docência Orientada, a  SIPOS disponibiliza o tutorial para estudantes abaixo. Casos omissos devem ser esclarecidos pelos e-mails sipos.ccsh@ufsm.br e ppgap@ufsm.br.

ATENÇÃO: é indispensável que a abertura do processo eletrônico ocorra de acordo com os prazos abaixo.

    1. Estudantes novos (início do curso no mesmo semestre letivo em que se deseja cursar APG2504) – até o último dia da 1ª semana de aulas, ou seja, durante a semana de ajustes de matrícula;
    2. Estudantes regulares (que iniciaram o curso anteriormente ao semestre letivo em que se deseja cursar APG2504) – até a semana de matrículas online do semestre em que se deseja cursar a docência orientada (informação disponível no Calendário Acadêmico).

LEMBRETE: Para que um(a) aluno(a) novo(a) possa realizar a abertura do processo PEN-SIE de solicitação de docência orientada, deverá, obrigatoriamente, estar com o Plano de Estudos preenchido, aprovado e homologado.

 

TUTORIAL PARA ESTUDANTES

PROCESSO DE DOCÊNCIA ORIENTADA

 

Antes de abrir o processo de docência orientada, é necessário que o(a) discente realize o cadastro da assinatura eletrônica, caso ainda não tenha.

O tutorial para cadastro da assinatura eletrônica está disponível em: Passo a passo do termo de Assinatura Eletrônica

 

Da abertura do Processo de Docência Orientada pelo(a) discente:

01. Acessar o Portal de Documentos da UFSM (https://portal.ufsm.br/documentos/mainMenu.html) e fazer o login, utilizando os dados de acesso ao Portal Estudantil.

02. Ao abrir o Portal de Documentos, aparecerá a tela abaixo, na qual o(a) discente deverá clicar em “Novo” => “Processo”.

03. Na tela seguinte, o(a) discente deverá localizar o “Processo de docência orientada (134.31)” (ao digitar “docência orientada” o sistema dará as sugestões de preenchimento), preencher a descrição do processo e clicar em “Salvar”.

 

04 A próxima tela é destinada à inserção de documentos, na qual deverão ser adicionados os seguintes documentos:

Atenção: sugerimos que o número de processo gerado seja anotado para facilitar o acompanhamento.

05. Ao inserir os documentos, no campo “Assinar”, o(a) discente deverá marcar “Sim”, para que os documentos sejam assinados eletronicamente.

06. Após inserir os documentos, clicar em “Salvar” e, na próxima página, tramitar o processo para o(a) docente orientador(a) do(a) estudante. 

– Observação: 

Caso, no momento da tramitação para o(a) docente orientador(a) não apareça  o destino, quer dizer que o(a) estudante não está com o Plano de Estudo aprovado e homologado, de forma que será necessário acessá-lo, via Portal Estudantil, e corrigi-lo, lançando os dados necessários na aba “Pó-Graduação” => “Plano de Estudos”.

– Aspectos Relevantes:

O estágio de docência poderá ser realizado:

        1. Em disciplina que está sob a responsabilidade do(a) orientador(a) do(a) aluno(a) em docência orientada; ou
        2. Em disciplina que está sob a responsabilidade de outro(a) professor(a). 

Em ambos os casos, é necessário que todos(as) os(as) envolvidos(as) participem da elaboração e estejam de acordo com o Plano de Docência Orientada (PDO) antes que seja iniciada a tramitação do processo no PEN-SIE (lembramos: todos/as deverão assinar).

07. Após tramitação do processo pelo(a) discente para assinatura dos documentos por docente orientador(a) e docente responsável pela disciplina, o processo será remetido ao Curso-PG em Administração Pública, momento em que o Colegiado do Programa de Pós-Graduação receberá o processo e analisará os documentos. Se o PDO for aprovado em reunião de Colegiado, o processo será tramitado para o Departamento ao qual a disciplina pertence. 

08. Após análise e aprovação do PDO pelo Departamento responsável pela disciplina, este irá inserir o(a) aluno(a) como aluno(a)-docente da disciplina pretendida.

09. Em seguida, o processo será encaminhado novamente ao Curso-PG em Administração Pública, que irá encaminhá-lo ao(à) discente, para guarda até o final do semestre letivo.

10. Ao final do semestre letivo, o(a) discente irá anexar ao processo o Relatório Final de Docência Orientada (em PDF), e assinado pelo(a) docente responsável pela disciplina, e, em seguida, encaminhá-lo ao Curso-PG em Administração Pública.

11. O Curso-PG em Administração Pública irá analisar os documentos anexados, e, estando o Relatório Final de Docência Orientada devidamente assinado, encaminhará o processo para arquivamento.

 

Fluxograma: