INSTRUÇÕES SOBRE PRORROGAÇÃO DO PRAZO DA DEFESA FINAL DE DISSERTAÇÃO
Programa de Pós-Graduação em Administração Pública da UFSM
Todo(a) aluno(a) regular poderá solicitar, em caráter excepcional, um pedido de prorrogação do prazo de defesa final da dissertação de Mestrado. A concessão da prorrogação de prazo para a defesa sempre ficará a critério do Colegiado do PPG em Administração Pública, que fará a análise do pedido do(a) discente em reunião colegiada.
Existem dois tipos de solicitação de prorrogação de prazo de defesa, a saber: a) prorrogação do prazo de defesa de Qualificação (do projeto); e, b) prorrogação do prazo da defesa final da Dissertação. Os procedimentos de solicitação de cada tipo de prorrogação são diversos, sendo o trâmite da prorrogação do prazo de defesa final da dissertação explicado abaixo:
⇒ Prorrogação do Prazo da Defesa Final da Dissertação:
Para solicitar a prorrogação do prazo da defesa final da dissertação, se faz necessário abrir um processo eletrônico pelo PEN-SIE, da seguinte maneira:
- Acessar o Portal de Documentos (acessar com sua matrícula e senha);
- Clicar em “Novo” (canto superior esquerdo da página);
- Clicar em “Processo”;
- Em “Tipo Documental”, digitar: “Processo de prorrogação de prazo para defesa”;
- No campo “Descrição”, digitar: “Solicito prorrogação do prazo de defesa de dissertação ao PPG em Administração Pública“;
- Clicar em “Salvar”;
- Inserir a documentação listada abaixo;
- Tramitar o processo para o(a) docente orientadora(a), que deverá assinar digitalmente o requerimento e o plano de trabalho (disponíveis abaixo);
- Uma vez digitalmente assinados os dois documentos mencionados no item “8.”, o(a) orientador(a) precisa tramitar o processo para a unidade “Curso-Programa PG em Administração Pública“.
ATENÇÃO: Documentação necessária a ser inserida no processo eletrônico (cfe. “item 7.”, acima):
- Requerimento de Prorrogação do Prazo de Defesa de Dissertação, em formato PDF e assinado eletronicamente no PEN/SIE pelo estudante e pelo orientador;
- Plano de Trabalho, em formato PDF e assinado eletronicamente no PEN/SIE pelo estudante e pelo orientador;
- Histórico Escolar Simplificado, em formato PDF, disponível no menu “Relatórios” do Portal do Aluno;
- O arquivo da dissertação em andamento, em formato PDF; e,
- Caso existam, outros documentos que comprovem a solicitação do(a) discente – atestados médicos, certidões, etc. – em formato PDF.
Após o processo eletrônico chegar na Coordenação do Programa (“item 9.”, acima), a solicitação do(a) aluno(a) será analisada pelo Colegiado do PPG em Administração Pública, e, uma vez aprovado o pedido, o processo será tramitado para a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa – PRPGP, que fará a anotação da prorrogação no histórico escolar do(a) discente.
⇒ Para dúvidas relacionadas à prorrogação do prazo de qualificação do projeto de dissertação, clique aqui.