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Qualificação do Projeto

 

INSTRUÇÕES PARA QUALIFICAÇÃO DO PROJETO DE DISSERTAÇÃO

Programa de Pós-Graduação em Administração Pública da UFSM

 

A Defesa de Qualificação deve ocorrer após o(a) aluno(a) completar 75% do total de créditos requeridos no Regulamento do Programa, momento em que poderá solicitar o Exame de Qualificação. A defesa deverá ocorrer em até 12 meses. Casos especiais de solicitação de prorrogação deverão ser encaminhados à Coordenação.

O processo de marcação da Defesa de Qualificação é realizado pelo(a) próprio(a) aluno(a), via Coordenação do Curso e Secretaria Integrada  (SIPOS), pelos e-mails – ppgap@ufsm.br e sipos.ccsh@ufsm.br.

O(a) aluno(a) deverá marcar a data e local / formato da banca (videoconferência, presencial ou híbrido) junto com o(a) orientador(a) e confirmar com os(as) membros(as) da banca.

O(a) aluno(a) deve preencher o formulário de Solicitação de Defesa de Qualificação “Formulário Banca de Defesa“. Este formulário deve ser integralmente preenchido pelo(a) discente em conformidade com o(a) orientador. Ambos deverão assinar o documento. O documento deverá ser enviado em formato PDF para o e-mail da Coordenação (ppgap@ufsm.br) e para Secretaria Integrada da Pós-graduação do CCSH (sipos.ccsh@ufsm.br), pelo menos 25 dias antes da data de defesa, para cadastro da Banca Avaliadora e envio dos documentos ao(à) Presidente/Orientador(a) via PEN-SIE. Nos casos em que houver coorientador(a), seus dados deverão ser informados no campo específico, porém este(a) não substitui os(as) membros(as) titulares ou suplente da banca.

A solicitação de banca é homologada pela Coordenação/Colegiado, que logo após deverá dar ciência à SIPOS da liberação para defesa. A Secretaria Integrada (SIPOS) enviará ao(à) orientador(a) o modelo de Ata de Defesa via e-mail. A partir da data do agendamento da Defesa de Qualificação, o(a) aluno(a) deverá, junto ao(á) orientador(a), enviar uma cópia do trabalho para cada membro da banca. Sugere-se o prazo mínimo de 20 dias de antecedência. O envio dos documentos à banca é de responsabilidade do(a) aluno(a).

Para a Qualificação do Projeto de Dissertação, a Secretaria Integrada de Pós-Graduação do CCSH (SIPOS) adota a mesma sistemática recomendada pela PRPGP para tramitação de atas e certificados em todas as bancas de defesa final de mestrado e doutorado, bem como qualificação de doutorado. Sendo assim, as comissões de bancas serão formadas via sistema PEN-SIE, para posterior assinatura e tramitação de ata e certificados também via sistema PEN-SIE.

Orientações para assinatura das atas, cadastro dos membros e certificados:

Após a defesa da qualificação de dissertação, os seguintes passos devem ser cumpridos para o registro da ata de defesa e a emissão dos certificados:

    1. A Secretaria Integrada de Pós-Graduação do CCSH (SIPOS) cria o processo de homologação da ata de defesa e emissão de certificados no PEN-SIE e tramita ao(à) Coordenador(a) do Curso. O(a) Coordenador(a) do Curso assina o certificado de participação no PEN-SIE e tramita para a banca/comissão de defesa (dessa forma o certificado fica disponível a todos os membros cadastrados).
    2. O(a) presidente da banca preenche a Ata de Defesa, anexa ao processo criado pela SIPOS (em formato PDF), para que fique disponível a todos os membros da banca (possibilitando a assinatura digital via PEN-SIE). Após a assinatura de TODOS OS MEMBROS da banca, o(a) presidente/orientador(a) tramita o processo novamente para a SIPOS, que dará andamento à lide.
    3. Membros externos da Banca de Defesa devem realizar o seu cadastro na plataforma PEN-SIE da UFSM por solicitação do(a) presidente da banca, através do seguinte LINK DE ACESSO. Para se cadastrar basta que o membro externo preencha seus dados no Portal UFSM.

O cadastro é bem rápido e segue o padrão de diversas outras universidades brasileiras. O(a) professor(a) externo receberá por e-mail os dados de acesso para que possa acessar o sistema e assinar as atas de defesa. Assim que ingressar no sistema, ele/ela será direcionado para a configuração de nova senha de acesso, onde poderá assinar o Termo de Concordância para o uso da Assinatura Eletrônica no PEN-SIE. Para mais informações, ver o Manual dos Usuários Externos na íntegra.