Ir para o conteúdo PPGART Ir para o menu PPGART Ir para a busca no site PPGART Ir para o rodapé PPGART
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Missão Capes Print Prof.ª Helga Correa



PPGART/DAV/CAL/ CAPES PRINT UFSM na Espanha

Helga Corrêa, professora do Departamento de Artes Visuais da UFSM e vinculada ao PPGART (Programa de pós-graduação em Artes) esteve em julho passado na Espanha, onde cumpriu uma agenda de trabalhos. Esta missão foi financiada pelo Capes-PrInt, programa institucional que tem o intuito de desenvolver e fomentar a internacionalização nas instituições de ensino superior brasileiras, estimulando a competitividade e a visibilidade da produção científica do País.

A professora Helga Corrêa coordena, desde 2013, o Grupo de Pesquisa CNPq Arte Impressa, e é a responsável pelo convênio de colaboração acadêmica na área de artes entre a UFSM e a UPV (Universidade Pública de Valência). Durante sua missão a pesquisadora teve oportunidade de participar do IV Congreso Internacional de Investigación en Artes Visuales (ANIAV Asociación Nacional de Investigadores en Artes Visuales); apresentar trabalho conjunto com o mestrando Antonio dos Santos Junior (PPGART), visitar museus e galerias de arte em Valência, Mataró, Girona, Capellades e Barcelona; ministrar a oficina Xilogravura e Gofrado sobre Papel Artesanal e também estabelecer novos contatos com professores pesquisadores da UPV e do Espaço Cultural Can Fugaroles (Mataró / Barcelona). Estas atividades pretendem consolidar e expandir a parceria internacional entre a UFSM/ Brasil e España.

Um dos resultados imediatos alcançados foi o estabelecimento de uma parceria entre o Grupo de Pesquisa Arte Impressa e a RED03 Art Gallery na cidade de Barcelona, onde trabalhos da professora Helga Corrêa, da mestre Aracy Colvero e de Kelly Pfüller PPGART/DAV/CAL UFSM estão expostos até o final de setembro deste ano, possibilitando novas colaborações com público, artistas e galeristas espanhóis. Acordou-se também a viabilidade de trazer para a Sala de exposições Claudio Carriconde do CAL/UFSM, e para a Sala de Exposições Nelson Ellwanger do Espaço Multidisciplinar de Pesquisa e Extensão da UFSM em Silveira Martins, a mostra temática ARTE e NATUREZA, produzida por colaboradores espanhóis do convênio UFSM/UPV, e exibida no Centre del Carme Cultura Contemporània de Valência, em 2018. Pretende-se também que por meio destas parcerias seja viabilizado o intercâmbio entre professores e estudantes do PPGART e da UPV.

agosto/2019

Profa. Dra. Helga Correa, DAV+PPGART/UFSM,

 

 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-529-682

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes