Ir para o conteúdo PPGCTA Ir para o menu PPGCTA Ir para a busca no site PPGCTA Ir para o rodapé PPGCTA
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita
Início do conteúdo

Analisador de textura

  • Configuração: TA.PL TA.XTplus Texture Analyser / Stable Micro Systems
  • Local: Sala 117 do NIDAL
  • Responsável: Prof. Renius Mello, ramais: 8353/8254/8364, sub-ramal: 208, e-mail:reniusmello@gmail.com

 

Instruções/requisitos para agendamento/uso: 

a)       As características e acessórios (Probes – ponteiras disponíveis) do equipamento estão abaixo e no arquivo em anexo. Para utilizar o equipamento você tem que ter definido que tipo de teste (cisalhamento, dupla compressão, etc.), configuração do aparelho (definição do projeto e da macro) e quais os parâmetros (adesividade, coesividade, dureza, etc.) que você vai utilizar para sua análise. Você tem que escolher qual ponteira vai usar, velocidade de compressão, etc… Isso você tem que definir buscando na literatura (artigos científicos que tenham trabalhado com amostras iguais os semelhantes as suas) e discutindo com os seus orientadores, o que é mais adequado para o seu produto.

b) Depois de ter estas informações você deve solicitar ao Prof. Renius Mello uma sessão de treinamento para uso do equipamento (será ministrada por um aluno com experiência no uso do equipamento), ex:

– Paula Matanna, aluna da Profa. Neila, que usou recentemente o aparelho com amostras de produtos lácteos

– Jaqueline Piccolo, aluna do Prof. Ernesto, usou recentemente o aparelho com amostras de salsicha

– Cláudia Sautter, usou recentemente o aparelho com amostras de uvas

c) O ideal é você pegar uma cópia do arquivo que contém a programação usada pela pessoa que for orientá-lo e salvar com outro nome e modificar neste arquivo as configurações e os parâmetros de operação do equipamento para atender as necessidades da sua amostra.

d) Atualmente não temos uma ficha de reservas com escala para uso do equipamento, mas você pode colocar um bilhete junto ao equipamento avisando sobre o dia em que pretende utilizá-lo.

 

IMPORTANTÍSSIMO: TODO O USO DO EQUIPAMENTO DEVE SER ANOTADO NO CADERNO PRETO QUE ESTÁ JUNTO AO MESMO

 

TODOS OS TRABALHOS RESULTANTES DO USO DESTE EQUIPAMENTO (TESES, DISSERTAÇÕES, TRABALHOS EM EVENTOS, ARTIGOS OU PATENTES) DEVERÃO INCLUIR O SEGUINTE AGRADECIMENTO:
 “Apoio Edital Capes no 13/2008 – Pró-Equipamentos”