Ir para o conteúdo PPGEAMB Ir para o menu PPGEAMB Ir para a busca no site PPGEAMB Ir para o rodapé PPGEAMB
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Datas e informações para o 1º semestre letivo de 2024



Para localizar assuntos no site, use o menu (superior horizontal) Serviços com alguma palavra chave. A maioria dos sites da UFSM utiliza esta ferramenta.
👉Disciplinas ofertadas: Horários (o local das aulas (salas) estaremos divulgando na semana anterior ao início das aulas)
👉Ementas/programas de disciplinas: Estrutura Curricular.
👉Conteúdo e avisos de disciplinas no Moodle da UFSM ou de acordo com as instruções do docente da disciplina.

Calendário Acadêmico da UFSM

16/02/2024: ALUNO(A) ESPECIAL I – PÓS-GRADUAÇÃO – publicação do edital de seleção à categoria de Aluno(a) Especial I de Pós-Graduação, referente ao 1º semestre letivo de 2024.
19/02/2024: BENEFÍCIO SOCIOECONÔMICO – BSE – PUBLICAÇÃO DO EDITAL – referente ao 1º semestre letivo de 2024.
– 19 a 22/02/2024: MATRÍCULA – SOLICITAÇÃO PELO PORTAL ESTUDANTIL  Período para solicitação de matrícula via Portal Estudantil de veteranos(as) da graduação e de pós-graduação, referente ao 1º semestre letivo de 2024.
23/02/2024:  MATRÍCULA – PROCESSAMENTO – Data prevista para o processamento das solicitações de matrícula via Portal Estudantil referente ao 1º semestre letivo de 2024. Acompanhe a efetivação da sua matrícula.
26 a 29/02/2024:  MATRÍCULA – AJUSTE PELO PORTAL ESTUDANTIL – Período para solicitação de ajuste de matrícula via Portal Estudantil de veteranos(as) da graduação e de pós-graduação, referente ao 1º semestre letivo de 2024.
01/03/2024: MATRÍCULA – PROCESSAMENTO – Data prevista para o processamento das solicitações de matrícula via Portal Estudantil referente ao 1º semestre letivo de 2024. Acompanhe a efetivação da sua matrícula.
– 04/03/2024: CASA DO ESTUDANTE UNIVERSITÁRIO – CEU – CAMPUS SANTA MARIA – PÓS-GRADUAÇÃO – Publicação dos editais de inscrição à CEU do campus de Santa Maria, para estudantes de Pós-Graduação, referente ao 1º semestre letivo de 2024.
– 11/03/2024 – INÍCIO do semestre: Início das aulas e demais atividades acadêmicas do 1º semestre letivo de 2023 dos cursos de graduação e pós-graduação da UFSM.
11 a 15/03/2024: MATRÍCULA – AJUSTE PELO PORTAL ESTUDANTIL – Período de ajuste de matrícula pelo Portal Estudantil referente ao 1º semestre letivo de 2024 (com processamento diário das matrículas).
–  18 e 19/03/2024: MATRÍCULA EXTRACURRICULAR – Período para solicitação por E-MAIL AO SEU CURSO DE ORIGEM, a matrícula em disciplinas ofertadas por outros cursos de pós-graduação da UFSM, referente ao 1º semestre letivo de 2024.
COMO PROCEDER: Verificar quais disciplinas necessita cursar no semestre em outros cursos de pós-graduação (PPG) na UFSM, agrupar em um mesmo e-mail as disciplinas que são ofertadas por um mesmo PPG, colocar no e-mail o título “Matrícula Extracurricular”, com cópia ao seu(sua) orientador(a). Quando disciplinas de PPGs diferentes, deverá enviar mais de um e-mail, ou seja, e-mail separados para disciplinas de PPGs diferentes. Acompanhar a efetivação da matrícula pelo Portal Estudantil.
No e-mail deve ser informado: 
  Nome completo e nº de matrícula:
  Nível: (mestrado ou doutorado)
  PPG de origem da disciplina para a matrícula: 
  Código e nome da disciplina:

 – 20 e 21/03/2024: MATRÍCULA – ALUNO(A) ESPECIAL I – Período para matrícula na categoria de Aluno(a) Especial I – Pós-graduação, feita pelas Coordenações de Curso de PG, referente ao 1º semestre letivo de 2024.
 – 09/06/2024: TESTE DE SUFICIÊNCIA – Data prevista para a aplicação da prova do Teste de Suficiência em Leitura em Língua Estrangeira – TESLLE/UFSM, referente ao 1º semestre letivo de 2024 (a publicação do edital de inscrições ocorre com a antecedência de pelo menos 45 dias).
 – 16/07/2024:   FINALIZAÇÃO DE ATIVIDADES ACADÊMICAS – Data-limite para a finalização de atividades acadêmicas dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação, referente ao 1ºsemestre letivo de 2024.
 – 17/07/2024: Fim do 1º sem/2024 – ENCERRAMENTO DOS DIÁRIOS DE CLASSE (LANÇAMENTO DE NOTAS) – Data-limite para a consolidação dos diários de classe online referentes ao 1º semestre letivo de 2024.

ATENÇÃO:
No mestrado o aluno deve cursar o mínimo de 20 créditos em disciplinas, a duração do curso é de 24 meses, tendo o prazo mínimo de conclusão de 12 meses. No doutorado o aluno deve cursar o mínimo de 36 créditos em disciplinas, a duração do curso é de 48 meses, tendo o prazo mínimo de conclusão de 24 meses. Mediante aprovação do colegiado do programa, poderá ocorrer prorrogação do prazo da defesa:
I – até 6 (seis) meses para alunos bolsistas que receberam bolsa por mais do que 25% (vinte e cinco por cento) do tempo do prazo máximo de duração do curso; ou,
II – até 12 (doze) meses para alunos não bolsistas ou aqueles que tenham recebido bolsa por até 25% (vinte e cinco por cento) do tempo do prazo máximo de duração do curso.

Plano de Estudos:
É o conjunto organizado de disciplinas curriculares que se pretende cursar no decorrer do curso e deverá ser elaborado pelo Portal Estudantil durante o 1º semestre do curso com anuência do(a) orientador(a). A não efetivação do plano de estudos até o final do 1º semestre de curso impossibilita a matrícula para o 2º semestre do curso. Acesse informações e o tutorial em: : PLANO DE ESTUDOS.

Aproveitamento de Disciplinas:
Disciplinas de pós-graduação já cursadas como aluno especial e em outros programas e instituições poderão ser aproveitadas mediante aprovação do colegiado do programa e anuência . Informações em nosso site: Aproveitamento e Dispensa de Disciplinas de Pós-Graduação.
Alertamos que ao cursar disciplinas de outros cursos na UFSM e de outras instituições de ensino, deve verificar com o(a) orientador(a), antecipadamente, da possibilidade de aproveitamento, pois qualquer disciplina cursada fora do curso será analisada pelo(a) orientador(a).

Qualificação de Mestrado e de Doutorado:
Aos alunos de Mestrado que iniciaram no curso no 2º semestre/2023 (matrículas iniciadas por 20237x), e assim, neste semestre iniciando o 2º semestre do curso, devem, OBRIGATORIAMENTE, efetuar a matrícula na disciplina ESA826–SEMINÁRIO SOBRE PROJETO DE DISSERTAÇÃO EM ENGENHARIA AMBIENTAL. Informações em nosso site: Qualificação de Mestrado (Seminário sobre Projeto de Dissertação em Engenharia Ambiental-ESA826). Haverá somente um encontro para instruções em que os matriculados serão avisados do dia e horário. 

EDT001 – EDD001:
Deverá ser efetuada a matrícula em EDT001 (mestrado) e EDD001 (Doutorado) com o fim de manter o vínculo do aluno com o curso quando não estiver mais cursando créditos, bem como formalizar a supervisão do trabalho de pesquisa pelo(a) orientador(a).
Atenção: Deve ocorrer a matrícula dos alunos em prorrogação de prazo da defesa já registrado no histórico ou em tramitação e em afastamento para tratamento da saúde (quando sem vínculo com alguma disciplina).
A matrícula deve ser feita no período de matrículas e a Turma deve estar identificada com o nome do(a) orientador(a). Poderá ocorrer a reprovação em EDT001-EDD001 quando o(a) orientador(a) julgar não cumprida as obrigações acadêmicas.

Caso não faça a matrícula em alguma disciplina, será desligado do programa por Abandono.

 Aos que já efetuaram ou irão efetuar a abertura do processo para a defesa de dissertação e tese, não devem matricular-se em EDT/EDD, pois o sistema considera este como regular até a entrega final do trabalho para a titulação.

                            
Docência Orientada:
A matrícula em docências orientada, APG303 e APG304 no Mestrado e APG305 e APG306 no Doutorado, ocorre no período de ajustes de matrícula, 11 a 15/03/2024, e será efetuada pela secretaria do curso, não sendo indicada a alunos que estejam no 1º semestre do curso. Para isso deve ser enviado via Processo Nacional Eletrônico (PEN) pela Caixa Postal no Portal Estudantil, processo anexando os documentos necessários conforme instruções em nosso site:  Docência Orientada.

 Aos bolsistas da Capes, CNPQ, Fapergs e demais agências de fomento, ao doutorando é obrigatório efetuar o estágio de docência. Aos mestrandos fica a critério do(a) orientador avaliar a necessidade do estágio quando não houver a obrigatoriedade. Nestes casos, a duração mínima do estágio de docência será de um semestre para o mestrado e dois semestres para o doutorado e a duração máxima para o mestrado será de dois semestres e três semestres para o doutorado.

Bolsa de Estudos:
As cotas de bolsas de estudos, em sua maioria na modalidade Demanda Social – CAPES, são alocadas de acordo com a disponibilidade e revisadas a cada semestre. Teremos a revisão em março/2024. O(a) aluno(a) deve manifestar o interesse na bolsa de ao seu(sua) orientador(a) devendo estar ciente dos  requisitos obrigatórios e necessários. Mais informações em: : Bolsa de Estudos.

Recursos financeiros:
A pós-graduação conta com recursos financeiros distribuídos anualmente pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), a utilização é regida pela Portaria nº156/2014-CAPES/PROAP. Informações em: Recursos de PROAP/CAPES.

ALERTA:
Na pós-graduação não há trancamento ou reingresso de alunos, portanto, fiquem atentos. O ingresso é somente por seleção pública mediante edital.
Reprovação em duas disciplinas e/ou em qualificação gerará o desligamento por dupla reprovação.
Reprovação por frequência em uma das disciplinas, será desligado do curso como Desistência.
Não estar matriculado em pelo menos uma disciplina no semestre, o desligamento do curso será como Abandono.
Ter o prazo regular extrapolado, não havendo registro da prorrogação de prazo para defesa e sem o registro da abertura do processo de defesa, haverá o desligamento por decurso de prazo. 
Para saber qual o seu prazo final para a defesa, deverá contar 24 ou 48 meses do início das suas atividades no curso e que coincide com o início das aulas na UFSM conforme o Calendário Acadêmico da UFSM.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-535-1156

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes