Defesa de Dissertação
Descrição
A dissertação deve constituir-se em um trabalho próprio, inédito, redigido em língua portuguesa, espanhola ou inglesa, encerrando uma contribuição relevante para a área do conhecimento.
A estrutura e apresentação da dissertação deve respeitar o manual de elaboração da MDT 2021 – Manual de Dissertações e Teses da UFSM.
Na defesa de dissertação, a Comissão Examinadora apreciará, principalmente, a capacidade revelada pelo candidato em conduzir a defesa de seu trabalho, e em avaliar criticamente os resultados de seu trabalho teórico e experimental
A banca examinadora da dissertação será composta pelo orientador do aluno e mais dois examinadores, doutores, com pelo um deles externo à UFSM. Ainda, deverá contar com um examinador suplente e, caso tenha, coorientador.
Quando o orientador e coorientador estiverem presentes na comissão examinadora de defesa de dissertação, tese ou trabalho de conclusão, esta comissão contará com mais um membro efetivo, e o coorientador não participará da atribuição do conceito final.
A presidência dos trabalhos na comissão examinadora será exercida pelo professor orientador. Na impossibilidade de participação do professor orientador, o coorientador poderá presidir os trabalhos de defesa.
Na impossibilidade de participação do orientador e do coorientador na substituição, o orientador deverá comunicar oficialmente à coordenação do programa, indicando os motivos e sugerindo o seu substituto. O professor indicado deverá ter a aprovação do colegiado do programa para presidir os trabalhos de presidente na defesa de dissertação.
A prova de defesa de Dissertação realizar-se-á em local público, organizado e divulgado à Comunidade pelo Discente e Coordenação do PPGEC. Caso o assunto tenha caráter sigiloso deverá ser requerido antecipadamente.
Mais informações em: Defesas – Dissertação e Tese