Os docentes do PPGECAM, Elvis Carissimi e Erich David Rodríguez Martínez, têm aprovado projetos de pesquisa na Chamada Universal CNPq/FNDCT Nº 44/2024, divulgada no último dia 17 de novembro, pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq.
O objetivo da chamada é apoiar projetos de pesquisa que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação do País, em qualquer área do conhecimento.
O Prof. Elvis Carissimi obteve nota 9,58 com o projeto “Solução Ambiental no Tratamento de Águas Subterrâneas com Excesso de Íons Fluoreto: Avanços no Uso de Alumina Ativada com Ozônio e Aplicações em Campo de Adsorção em Leito Fixo” com o recurso aprovado de R$209.538,00. O projeto é na área de conhecimento da Engenharia Sanitária.
Constituem a equipe:
Dr. Elvis Carissimi
Dra. Diana Tomazi Muratt – UFSM
Dr. Luís Evandro Claussen – UFSM
Dra. Jandira Leichtweis – UFSM
M.Sc. Nátalie de Paula – UFSM
Eng. João Gabriel Munareto do Amaral – UFSM
Dr. Fernando Henrique Borba – UFFS
Dr. Danilo Prado Pires – UFT
Dr. Alexandre Hahn Englert – UFRGS
Dra. Cristiane Oliveira Rodrigues – UFCSPA
Instituições participantes: UFRGS – UFCSPA – UFFS e UFT
O Prof. Erich David Rodríguez Martínez obteve nota 9,92 com o projeto SAFER: Sustainable and Advanced Fiber-Reinforced Engineered Concrete” com o recurso aprovado do R$177.970,70. O projeto é na área de conhecimento da Engenharia Civil.
Constituem a equipe:
Erich Rodríguez
Dra. Natalia de Freitas Daudt -UFSM
Dr. Eduardo Pachla – UFSM
Dr. Silvio Schuster – UFSM
Dr. Marcelo Tramontin Souza – UESC
Dr. Marcos A. Vaghetti – UFSM
Dra. Tuani Zat – UFSM
Dr. Marlon Longhi – Circlua
Dra. Jaíne Webber – IHR
Instituições participantes: UESC – IHR – Circlua S.A. – FRASLE S.A.
O projeto visa modernizar a infraestrutura para caracterização avançada na UFSM, diferenciando-a no cenário de produção de concretos de ultra-alto desempenho (UHPC). O objetivo é desenvolver um UHPC mais sustentável a partir da ativação alcalina de resíduos/subprodutos industriais sem a utilização de cimento Portland, responsável pela emissão de aprox. 8% da emissão de CO2 a nível mundial. Adicionalmente o projeto busca evoluir este material para um “Sustainable Engineered Material” a partir da incorporação de microfibras e customização de reforços avançados fabricados mediante impressão 3D.