Agendamento da defesa
Descrição
A base normativa para este procedimento encontra-se a partir do artigo 108 do Regulamento do Programa.
O agendamento da defesa deve ser realizado pelo(a) discente no Portal Estudantil, no menu Pós-Graduação, em “Defesa de MDT”. Tutorial disponível em: https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/345/2023/06/5.5-Abertura-do-processo-de-defesa.pdf.
O agendamento deve ser registrado com no mínimo 20 dias de antecedência da data da defesa, para que a PRPGP verifique o cumprimento dos requisitos e emita a portaria de designação da comissão examinadora. Após a liberação da defesa, a data será divulgada na página do Programa, na seção Calendário de Defesas. Discente e orientador(a) receberão, por e-mail, a portaria e a minuta da ata, bem como as instruções básicas para a realização da defesa.
ATENÇÃO
- A data da defesa deve respeitar o prazo limite constante no Plano de Estudos.
- O Plano de Estudos deve estar com as informações corretas sobre as disciplinas cursadas, suficiência(s) em língua estrangeira e, quando aplicável, coorientação.
- A comissão examinadora deve ser composta por doutores(as), sendo, no mínimo quatro pessoas nas defesas de mestrado (docente, suplente e mais duas pessoas, sendo pelo menos uma externa à UFSM) e no mínimo cinco pessoas nas defesas de doutorado (docente, suplente e mais três pessoas, sendo pelo menos duas externas à UFSM).
- Quando o trabalho tiver coorientação, para que o(a) coorientador(a) conste na comissão examinadora é necessário acrescentar mais uma pessoa para examinar a defesa. Independentemente de constar na comissão, o(a) coorientador(a) não participa da atribuição do conceito final.
- No cadastramento da comissão examinadora, é necessário informar o CPF (ou passaporte) e a data de nascimento daqueles(as) que não são servidores(as) da UFSM. Esses dados devem ser enviados à secretaria do Programa por e-mail.
VEJA TAMBÉM: Realização da defesa
Contato
Setor: Subdivisão de Pós-Graduação do CT III - SPIII/CT
E-mail: ppgecam@ufsm.br
Telefone: (55) 3220-8606