Ir para o conteúdo PROINOVA Ir para o menu PROINOVA Ir para a busca no site PROINOVA Ir para o rodapé PROINOVA

Embaixador da Nigéria no Brasil visita startup incubada na UFSM

Parceria com empresa produtora de arroz da Nigéria proporcionará destaque no cenário internacional para a Crops Team

Na manhã de hoje, a Agittec recebeu a visita do embaixador da Nigéria no Brasil, Muhammad Makarfi AHMAD, junto de uma comitiva da embaixada. O objetivo da visita foi conhecer as ações de fomento à inovação da Universidade e estabelecer relações com a Crops Team, startup incubada na UFSM que está estabelecendo uma parceria com a empresa nigeriana Umza International Farms

Embaixador da Nigéria no Brasil, comitiva da embaixada e equipe da Crops Team.

A Umza International Farms é um moinho de arroz totalmente nativo localizado no estado de Kano, na Nigéria. A fábrica foi fundada em 2010 para processar arroz parboilizado de padrão e qualidade internacionais. Atualmente, a Umza é considerada uma das melhores fábricas de arroz da Nigéria e uma das maiores fábricas de moinho de arroz da África subsaariana, com a mais recente tecnologia de ponta em moagem de arroz. A empresa tem executado com sucesso suas operações ao longo dos anos e isso pode ser evidenciado pelo rápido crescimento em seus principais indicadores financeiros.

Recentemente, a Umza implementou 4 mil hectares de pivô central para produção de arroz e, percebendo o potencial de ampliar a produção, contataram a Crops Team. A startup utiliza pesquisa, conhecimento científico e de lavoura para gerar soluções para empresas do ramo agrícola e para o produtor rural, visto que o potencial produtivo e o risco climático são peças-chave para determinar o manejo e o investimento em cada área cultivada.

Segundo Michel Rocha da Silva, CEO da Crops Team, a startup tem trabalhado junto a produtores para elevar a produtividade e chegar mais próximo do potencial produtivo. “Nós caracterizamos o potencial produtivo da região e a partir disso ajustamos o manejo para aumentar a eficiência”, explica Michel. Ele destaca que pensar só na produtividade não é suficiente, é necessário avaliar também a eficiência no uso dos recursos naturais, humanos e financeiros.

A Crops Team atuará ajustando a produção da Umza utilizando o sistema de pivô central, tecnologia na qual a irrigação é feita por meio de uma torre, com uma estrutura suspensa que gira de forma circular para a parte superior da plantação. A estrutura possui motor e rodas para que haja o deslocamento. O projeto terá duração de cinco anos, sendo que durante os dois primeiros a empresa contará com dois integrantes da Crops Team para fazer o acompanhamento e a coordenação das atividades de campo, planejamento e execução. Nos últimos três anos, a Crops Team fará visitas ao longo das safras para acompanhar a produção e verificar a necessidade de novas intervenções.

O foco do projeto é aumentar a produção de arroz na Nigéria, uma das principais fontes de alimento do país. Com essa parceria, a Crops Team ganhará destaque no cenário internacional, com presença no continente americano e africano.

Texto: Giovana Dutra, acadêmica de Jornalismo e bolsista da Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia (Agittec).

Foto: Equipe da Agittec.