Ir para o conteúdo AGITTEC Ir para o menu AGITTEC Ir para a busca no site AGITTEC Ir para o rodapé AGITTEC
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo
Início do conteúdo
Publicado: 8 março 2015 - 08:31 | Última modificação: 14 agosto 2020 - 15:55
Ouvir
SALÃO DE INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO 2015

TÉCNICO-CIENTÍFICOS

Auditório do Centro de Tecnologia - CT (anexo C) - Santa Maria

04/11/2015 00:00 - 06/11/2015 00:00

Descrição

Objetivos

O Salão de Inovação e Empreendedorismo, promovido pela Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia – AGITTEC da Universidade federal de Santa Maria – UFSM, é um evento anual que acontece durante o mês de novembro e tem por finalidade promover o debate e a reflexão sobre temas como o empreendedorismo, a inovação, a transferência de tecnologia e a propriedade intelectual.

Contando com palestrantes renomados no cenário nacional e internacional, o Salão de Inovação e Empreendedorismo é uma oportunidade única que a AGITTEC-UFSM oferece a sua comunidade universitária e a profissionais da região, para discutir as novas tendências dessas temáticas e o papel da universidade como agente promotor do desenvolvimento regional.

A edição de 2015 do Salão de Inovação e Empreendedorismo acontecerá entre os dias 4 e 6 de Novembro, no Auditório do Anexo C do Centro de Tecnologia. A entrada é franca e limitada a capacidade máxima do local ser preenchida (400 pessoas).

Concomitantemente com o Salão de Inovação e Empreendedorismo – edição 2015, acontecerá o curso “Uso Estratégico de Patentes em Projetos de P&D e Negócios, Foco em Informações Tecnológicas”, que acontecerá nos mesmos dias pela manhã, é necessário realizar a inscrição no site da Axonal Consultoria Tecnológica (ver endereço no link Programação) e, especificamente para este curso, será emitido certificado.

O Salão de Inovação e Empreendedorismo é destinado a estudantes de graduação, pós-graduação, técnico-administrativos em educação, empresários da região central do RS e instituições públicas e privadas.

Palestrantes

Thedy Corrêa

Thedy Corrêa é músico, vocalista e compositor da banda de rock Nenhum de Nós desde 1986. Através de suas canções ele encanta, emociona, alegra e faz as pessoas refletirem, na melhor tradição do rock oitentista. Sua experiência e visão no mercado da música o levou a ocupar a função de Diretor Artístico da Orbit Music – gravadora pertencente ao grupo RBS – no período de 2004 até 2007. Inquieto, Thedy quis ir além, e foi através de suas palestras que ele encontrou uma maneira de expressar e compartilhar sua experiência de quase 30 anos de carreira. “Soluções Criativas” é uma palestra capaz de despertar a criatividade e desenvolver as habilidades de cada participante. Tem a capacidade de envolver, provocar e tornar-se permanente na memória dos espectadores. O foco é a troca de abordagens como exercício na busca de soluções criativas.

Leonardo e Thiago Guedes da Luz Martins

Os irmãos Leonardo e Thiago Guedes da Luz Martins entraram no curso de Engenharia Elétrica da UFSM com um sonho: fazer algo novo que realmente mudasse a vida das pessoas. E foi ao final do período de graduação (na ITSM) que surgiu a Chip Inside – empresa focada no desenvolvimento de equipamentos para a pecuária de precisão. Unindo desenvolvimento em hardware e software, e contando com uma equipe qualificada, a Chip (como é carinhosamente chamada pelos colaboradores) desenvolveu a C-Tech, uma coleira que monitora períodos de cio, doenças e bem estar animal, facilitando e melhorando a vida do produtor. Fundada no final de 2010, ao longo de 5 anos de existência a empresa já conta com aproximadamente 30 colaboradores e já recebeu diversos prêmios de inovação, sendo escolhida no ano de 2013 como uma das 45 principais Start-up’s do Brasil e entrando na lista de Start-Ups de alto impacto da Dow Jones. No ano de 2013 a empresa também abriu sua fábrica própria na AGITTEC, um antigo sonho da equipe, despertando o interesse de grandes empresas multinacionais. A Chip Inside atua hoje nos principais estados brasileiros e na América Latina, faz parte da equipe Endeavor e fundou a Chip House Pesquisa e Desenvolvimento com foco em novos projetos de inovação. Apesar deste crescimento exponencial, todos na empresa são enfáticos quando perguntados sobre os limites da Chip Inside: Estamos só começando.

Bruno Wleiben

Formado em Administração pela UFSM e com Mestrado em Administração também pela UFSM, foi Presidente da OBJETIVA JR (Empresa Júnior da UFSM) e da Federação das Empresas Juniores do RS. Fundador da GSI Online, spin-off que iniciou suas atividades na Incubadora Tecnológica da UFSM, especializada em soluções para Educação a Distância e que foi posteriormente adquirida pelo Grupo A Educação, onde foi Gerente de Novos Negócios. Foi Gerente Geral de operações na empresa Blackboard (USA) no Brasil. Atualemte é Diretor Comercial de todos os produtos e soluções do Grupo A, incluindo aí o mais o recente negócio da empresa, a SAGAH, empresa em sociedade com a maior consultoria de educação do Brasil, Hoper Educação, que oferece uma solução completa de conteúdo, serviços e tecnologia na área de educação para instituições de ensino.

Rodrigo Krug

Rodrigo Krug, 29 anos, natural de Candelária. Técnico em Mecatrônica pelo SENAI de SCS e graduando em Eng. de Controle e Automação pela PUCRS. Mais de 10 anos de experiência em desenvolvimento de máquinas automatizadas e sistemas de automação. Filho de empreendedores focou sua carreira no desenvolvimento de soluções que facilitassem a manufatura, equipamentos de fabricação digital que através de arquivos de computador pudessem executar tarefas de forma automática. Empreendedor, ja teve duas empresas ligadas a tecnologia e desenvolvimento de hardware. Em 2011 fundou a Cliever, primeira fabricante de impressoras 3D da América do Sul, hoje a empresa tem mais de 500 impressoras 3D em todo o Brasil, em empresas como Embraer, Renault, GM, Intelbras, entre muitas outras. A Cliever já recebeu diversos prêmios de inovação, engenharia e empreendedorismo concorrendo com empresas gigantes de mercado.

Diogo de Souza

Apaixonado por negócios, tem formação em Admnistração – Linha Específica em Gestão para Inovação e Liderança, além de passagens pela Shanghai Jiao Tong University (Shanghai, Canada), pela HEC Montreal-Escola de Gestão (Montreal, Canada) e pela Universidad Central de Chile (Santiago-Chile). Sua experiência internacional inclui ainda passagens pela Austrália, Índia e mais 23 países. Na Endeavor, organização internacional de fomento ao empreendedorismo, atua na área de empreendedores buscando, selecionando e apoiando empreendedores com alto potencial de crescimento. A Endeavor está presente no Brasil desde 2000, contando em sua rede com os maiores empresários e empreendedores do país, todos unidos para transformar o Brasil através do empreendedorismo.

Roberto Lotufo

Formado em Eng. Eletrônica pelo ITA, possui mestrado pela UNICAMP e doutorado pela Bristol University, Reino Unido. É professor titular na Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação da UNICAMP. Foi professor visitante na Universidade da Pensilvânia – EUA (1992), Universidade McGill – Canadá (1994), Universidade do Novo México – EUA (1996) e Escola de Minas de Paris – França (2000) . Foi diretor executivo da Agência de Inovação Inova Unicamp desde sua criação em 2003 até junho de 2013. Foi coordenador adjunto da Área de Engenharias I da FAPESP entre 2013-2014. Participou do Conselho Assessor Externo da Embrapa para área de Transferência de Tecnologia entre 2005-2009. Participou do Conselho Técnico Científico do Samsung Instituto de Desenvolvimento para a Informática – SIDI de 2005 a 2009. Participou do Conselho Técnico Científico do CTI Renato Archer, entre 2009-2011. Participa do Conselho Superior de Inovação e Competitividade  da FIESP desde 2011. Recebeu o Prêmio Personalidade da Inovação em 2009 e o Prêmio de Reconhecimento Acadêmico Zeferino Vaz em 2011.

Cirano Silveira

Atualmente é o Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da HP do Brasil. Engenheiro Eletricista com mestrado em Ciência da Computação, Cirano se juntou à HP em 1988. No início, era responsável por supervisionar o desenvolvimento de sistemas locais e por gerenciar projetos de consultoria de TI. Nos últimos anos trabalhou em diferentes funções na área de Pesquisa e Desenvolvimento. Antes de ingressar na HP, trabalhou por oito anos no Núcleo de Desenvolvimento Técnológico do Centro de Processamento de Dados da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Sua principal responsabilidade é alinhar as pesquisas realizadas no Brasil com as iniciativas de Pesquisa e Desenvolvimento da HP em todo o mundo. Essas iniciativas são amplamente reconhecidas pelo desenvolvimento de novos produtos e tecnologias.

Marcelo Zuanaze

Marcelo Zuanaze é formado em Medicina Veterinária pela USP em 1999. Em 2002 atuou no “Institute for International Cooperation in Animal Biologics” and na “Iowa State University”. Sua experiência profissional tem passagens pelo Laboratório Bioveta (2000-2008), Pfizer do Brasil (2008-2009), Ceva Santé Animale (2009-2011). Desde 2011 atua no Laboratório Biovet onde é diretor de Pesquisa e Desenvolvimento e pelos negócios internacionais da empresa.

Henry Suzuki

Henry Suzuki é Sócio Diretor da Axonal Consultoria Tecnológica. Principal Consultant da Innovalyst (US), Consultor Colaborador da Avenium Consulting (FR). Agente da Propriedade Industrial. Especialista em bases de dados técnicas, patentárias e científicas. Graduado em Farmácia e Bioquímica pela USP e pós- graduado em administração de empresas pela ESPM. Agente do Questel Orbit no Brasil e na América do Sul. Inventor. Empreendedor.

Vilson Serro

Vilson Serro é Engenheiro Eletricista formado pela UFSM e especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho pela UFSM/FUNDACENTRO. Foi fundador do Fórum das Entidades Empresariais de Santa Maria, do Comitê de Empreendedorismo e Inovação de Santa Maria, do Parque Tecnológico de Santa Maria e fundador e atual presidente da Agência de Desenvolvimento de Santa Maria.

Emerson Vontobel

Emerson Vontobel é administrador pela ULBRA, com Pós-Graduado na Harvard Business School através do OPM – Owner President Management Program. Desenvolveu competências na Gestão de Pessoas e Negócios no Programa daCoke University em 1994 e as aplicou na gestão dos negócios da CVI – Companhia Vontobel de Investimentos, da qual é presidente desde 2.001. Atuou nos Start Ups do Grupo na área de Veículos, Prestação de Serviços e ultimamente na Vokin Investimentos.

Cristovam Buarque

Cristovam Buarque é Senador de República e foi Ministro da Educação. É engenheiro mecânico com doutorado em Economia na Unidade de Sorbonne, em Paris. Sua vida pública é voltada a aumentar os investimentos do país em educação.

Eventos Anteriores 

2014 

Programação

Dia 04/11/2015 (quarta-feira)


09h00 – 12h00
:  Curso: Henry Suzuki: “Uso Estratégico de Patentes em Projetos de P&D e Negócios Foco em Informações Tecnológicas”*
* A inscrição para este curso deverá ser feita diretamente no site da Axonal Consultoria Tecnológica através do link:
http://axonal.com.br/capacitacao_info.php?id=118

14h00:  Abertura do SIE 2015

14h30 – 15h30: Palestra: Thedy Correa (Nenhum de Nós): “Soluções Criativas

15h30 – 16h00: Coffee Break

16h00 – 17h45: Painel: “Transformando Ideias em Negócios Inovadores

Painelistas:

Leonardo Guedes & Tiago Guedes – Chip Inside
Bruno Wleiben – Grupo “A”
Rodrigo Krug – Cliever
Diogo de Souza – Endeavor


Dia 05/11/2015 (quinta-feira)

09h00 – 12h00:  Curso: Henry Suzuki: “Uso Estratégico de Patentes em Projetos de P&D e Negócios Foco em Informações Tecnológicas”*

14h00 – 15h00:  Palestra: Prof. Roberto Lotufo (Unicamp): “O ciclo virtuoso da inovação: A importância da educação e do empreendedorismo”

15h00 – 16h00: Palestra: Cristovam Buarque: “A construção de um sistema nacional de conhecimento e inovação”

16h00 – 16h30: Interação com a platéia

16h30 – 16h45: Coffee-Break

16h45 – 18h30: Painel sobre Transferência de Tecnologia: “O conhecimento como fator preponderante da Inovação: O Desafio da Parceria Universidade-Empresa

Painelistas:

Cirano Silveira – HP Brasil
Marcelo Zuanaze – Biovet
Prof. Roberto Lotufo – Unicamp


Dia 06/11/2015 (sexta-feira)

09h00 – 12h00:  Curso: Henry Suzuki: “Uso Estratégico de Patentes em Projetos de P&D e Negócios Foco em Informações Tecnológicas”*

14h30 – 16h15: Painel: “O Papel da Educação na Construção de uma Cidade Empreendedora

Painelistas:

Vilson Serro – ADESM (Agência de Desenvolvimento de Santa Maria)
Prof. Ítalo Minello – UFSM
Prof. Marcelo Trevisan – UFSM
Emerson Vontobel – CVI
Diogo de Souza – Endeavor
Jaques Jaeger – Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico

Contato

Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia UFSM  AGITTEC

Universidade Federal de Santa Maria – UFSM

Av. Roraima, nº 1000, Cidade Universitária, Prédio 61H (Parque de Exposições)

Bairro Camobi, Santa Maria/RS

CEP 97105-900

 

Localização

Auditório do Centro de Tecnologia - CT (anexo C)

Av. Roraima - 1000 - Camobi

Santa Maria - Rio Grande do Sul

Realização
Apoiadores
Todas as Edições
Salão de Inovação e Empreendedorismo 2014
TÉCNICO-CIENTÍFICOS
Salão de Inovação e Empreendedorismo 2014
Auditório do CT
24/11/2014 00:00 - 28/11/2014 00:00
Salão de Inovação e Empreendedorismo 2015
TÉCNICO-CIENTÍFICOS
Salão de Inovação e Empreendedorismo 2015
Auditório do Centro de Tecnologia - CT (anexo C)
04/11/2015 00:00 - 06/11/2015 00:00
Salão de Inovação e Empreendedorismo 2016
TÉCNICO-CIENTÍFICOS
Salão de Inovação e Empreendedorismo 2016
Auditório do centro de tecnologia
17/11/2016 00:00 - 17/11/2016 00:00
Salão de Inovação e Empreendedorismo 2017
TÉCNICO-CIENTÍFICOS
Salão de Inovação e Empreendedorismo 2017
Centro de Convenções da UFSM
09/11/2017 00:00 - 09/11/2017 00:00
5º SALÃO DE INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO
TÉCNICO-CIENTÍFICOS
5º SALÃO DE INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO
Universidade Federal de Santa Maria - Centro de Convenções
08/11/2018 18:00 - 08/11/2018 21:30
Salão de Inovação e Empreendedorismo 2019
TÉCNICO-CIENTÍFICOS
Salão de Inovação e Empreendedorismo 2019
Centro de Convenções
22/11/2019 18:00 - 22/11/2019 00:00