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2 Compra de livros impressos/Preparação para aquisição
2.01 Baixa e triagem de sugestões de aquisição
2.02 Envio e acompanhamento da avaliação de sugestões de aquisição
2.03 Recepção e preparação da avaliação de sugestões de aquisição
2.04 Verificação de disponibilidade (“pesquisa de preço”)
2.05 Revisão da verificação de disponibilidade por bibliotecário/bibliotecária
2.06 Arquivamento da documentação em papel referente à avaliação de sugestões de aquisição
2.07 Outras atividades de preparação para aquisição de livros impressos por compra
2.01 Baixa e triagem de sugestões de aquisição
PDI: AI-D2-03 (Oferecer uma infraestrutura de apoio qualificada e de acordo com as necessidades de cada área de conhecimento) e PR-D2-02 (Manter métodos de ensino atualizados e de acordo com as expectativas dos alunos)
Cargo: Bibliotecárix
Data da estruturação: 03 set. 2025
Periodicidade: mensal
Passo a passo:
1º PASSO – Criar uma cópia do modelo “Modelo – Planilha de Sugestão de Aquisição” (Drive\0.2.1 Planilhas de aquisição) com nome padronizado “AAAA-XX – Planilha de Sugestão de Aquisição” (onde AAAA é o ano e XX é o lote daquele ano) na pasta “2 Solicitações a trabalhar\Avaliações de solicitações\Listas originais”;
2º PASSO – Colar na aba “Original” os dados do relatório “SIE 13.03.01 Sugestão de novos títulos para o acervo” do mês anterior; – Bibliotecário da Aquisição
3º PASSO – Atualizar “Master/Avaliações” com os dados do lote;
4º PASSO – Alterar a situação das sugestões em “SIE 13.03.02 Verificação dos pedidos de compra de materiais”, o botão “Alterar situação” de “Sugestão registrada” no menu “Nova situação” para “Em análise” com o seguinte “Novo parecer” – Bibliotecário da Aquisição:
- Esta sugestão foi recebida com sucesso e será avaliada pela biblioteca destinatária e, posteriormente, poderá passar pelo processo de compra. Você pode acompanhar a situação e os pareceres no Portal Biblioteca (menu Aquisições, Minhas Solicitações – https://portal.ufsm.br/biblioteca/pesquisa/index.html). À medida que o processo de compra ocorrer, você também receberá um e-mail como este, com a situação atualizada. (DD/MM/AAAA)”;
5º PASSO – Manter ou corrigir para cada linha a “Biblioteca original” (coluna O) na coluna “BibDest corrigida” (coluna P) na planilha “AAAA-XX – Planilha de Sugestão de Aquisição”; – Bibliotecário da Aquisição
- Nota: Para a BC, utilizar o disposto nas Diretrizes de Aquisição
6º PASSO – Selecionar cada biblioteca na célula “Biblioteca destinatária” (D3) nas abas “Avaliação outras bibliotecas” e “Avaliação BC” e gerar nova planilha: clicar com botão direito na aba e selecionar “Copiar para ▶️ Nova planilha”, clicar em “Abrir”; – Bibliotecário da Aquisição
7º PASSO – Na nova planilha colar os dados da planilha original sem formatação (CTRL+SHIFT+V no Windows) e exportar como .xlsx (Arquivo ▶️ Baixar ▶️ Microsoft Excel (.xlsx)) para a pasta “Drive\2.1 Avaliação de solicitações” correspondente com nome padronizado: “BibDest – Avaliação de Sugestões – Lote AAAA-XX – avaliar” (onde BibDest é a sigla da biblioteca, AAAA é o ano e XX é o lote do ano); – Bibliotecário da Aquisição
FIM
Fluxograma