Ir para o conteúdo DAG Ir para o menu DAG Ir para a busca no site DAG Ir para o rodapé DAG

Projeto Retalhos da Memória de Santa Maria – artigo 064 II Congresso Latino-Americano Biologia do Solo em 1968

Promovido pelo Instituto de Solos e Culturas e patrocinado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), realizou-se, em julho de 1968, na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), o II Congresso Latino-Americano de Biologia do Solo. O tema do congresso foi o aumento da produtividade dos nossos solos e reuniu cientistas, num esforço comum para encontrar o caminho certo antes que a fome dominasse nosso continente. O discurso de abertura foi proferido pelo Dr. Julio Garrido, Diretor do Centro Regional da UNESCO para o Fomento da Ciência na América Latina e a parte científica do evento foi coordenada pelo professor Artur Primavesi. No centro de todas as considerações estava o reerguimento econômico da América Latina, uma vez que a base de todo bem-estar de uma população é a alimentação suficiente e barata.

Arquivo Fotográfico UFSM.1968.017.0011.

Texto: Émilie Palhano, Acadêmica do 2° semestre do Curso de História da UFSM.

Audiodescrição da imagem: Fotografia horizontal em preto e branco de seis homens com terno e gravata ao redor de uma mesa, em um ambiente interno. Com ângulo levemente enviesado da direita para a esquerda, a imagem enfoca apenas a metade esquerda da mesa, que é retangular, estreita e coberta por uma toalha escura e um arranjo de flores. Dos homens, três estão atrás da mesa, dos quais apenas um em pé, e os outros três à esquerda desta, sentados mas afastados do móvel. Eles têm faixa etária de 45 anos, pele clara, cinco vestem ternos e gravatas escuros e o outro, terno claro, dos quais dois usam óculos de grau e três têm visível um crachá colado junto ao bolso esquerdo do paletó. Dos homens atrás da mesa, o que está em pé, ao centro, levemente voltado à esquerda, tem cabelo grisalho e a boca ligeiramente aberta, olhando para uma folha de ofício clara que segura com as mãos. O da direita está voltado para a esquerda, tem cabelo e bigode escuros, os braços sobre a mesa e olha em direção as mãos. E o homem da esquerda tem visível apenas uma parte do cabelo, grisalho, e do braço direito. Já os três homens à esquerda da mesa estão um ao lado do outro, com o corpo levemente voltado à esquerda mas o rosto para a direita, olhando atentamente o homem em pé. O homem da esquerda tem cabelo escuro e as mãos unidas sobre as pernas; o do centro tem cabelo grisalho e uma pasta clara sobre as pernas; e o da direita tem cabelo e armação do óculos escuros e usa terno claro. No ambiente, três microfones: um com pedestal a frente da mesa, outro na lateral esquerda e o terceiro sobre a mesa, junto ao homem em pé. Ao fundo, uma parede branca, com uma janela vertical de madeira, escura, de correr para cima. Chão de piso escuro.

Audiodescritora roteirista: Cintia Pasa Lopes

Audiodescritor consultor: Cristian Sehnem