Ir para o conteúdo DAG Ir para o menu DAG Ir para a busca no site DAG Ir para o rodapé DAG

Projeto Retalhos da Memória de Santa Maria – artigo 065 Jogos Universitários Gaúchos (JUGS) em 1976

Os Jogos Universitários Gaúchos (JUGs), promovidos pela Federação Estudantil Gaúcha de Esportes (FUGE) são voltados à comunidade universitária, envolvendo Instituições de Ensino Superior e acadêmicos de diversos cursos de graduação e pós-graduação. Incentivam a integração dos estudantes e estimulam a prática esportiva coletiva e individual. Os JUGs estão na sua 37° edição, e atraem centenas de atletas oriundos de dezoito universidades do Rio Grande do Sul, incluindo a UFSM que possui diversas equipes vencedoras ao longo dos anos em diversas modalidades. Foram disputadas as modalidades individuais atletismo, judô, natação e xadrez e as modalidades coletivas basquetebol, futsal, handebol e voleibol nos naipes feminino e masculino.

Fotógrafo não identificado. Arquivo Fotográfico UFSM.1976.250.007.

Texto: Raabe Balsamo, Acadêmica do 1º semestre do Curso de História da UFSM.

Audiodescrição da imagem: Foto horizontal em preto e branco de cinco atletas femininas, enquadradas de frente oblíqua à esquerda, que correm em raias individuais na parte curva de uma  pista  de  atletismo. Todas as atletas são magras, altas, vestem camisetas claras, shorts escuros e tênis. Quatro têm pele clara e uma é negra, que, corre à direita, na raia interna da pista. Todas estão com braços dobrados, punhos fechados e pernas esticadas e dobradas alternadamente. À esquerda, próximo a uma cerca de tela com estacas de concreto que circunda  a pista, uma pessoa virada à  direita, vestida com blusa clara de manga longa e calça escura, olha  a prova. Á direita, em um gramado junto à pista, duas pessoas com as mãos  na  cintura,  vestidas com agasalhos esportivos, também observam as  atletas. Ao fundo, céu  límpido e  ensolarado,  árvores altas e  frondosas e  uma  pequena casa  branca.

Audiodescritora roteirista: Josefa Lídia C. Pereira

Audiodescritora consultora: Fernanda Taschetto