Ir para o conteúdo DAG Ir para o menu DAG Ir para a busca no site DAG Ir para o rodapé DAG

Projeto Retalhos da Memória de Santa Maria – artigo 073 Mariano Assopra as Velinhas do Bolo da USM em 1963

No aniversário de três anos da criação da Universidade de Santa Maria (USM), o Reitor José Mariano da Rocha Filho, vice-reitor Hélios Homero Bernardi e funcionários, comemoram com um bolo personalizado com três velas, no Gabinete do Reitor. Nesta época, a população estudantil da USM contava com cerca de 35 mil pessoas das Faculdades de Agronomia, Veterinária, Politécnica e Colégio Agrícola. Certos do futuro promissor, na edição comemorativa do informativo Notícias da U.S.M. a frase: “Será, em futuro, não muito distante, o centro de gravitação da cultura, onde Santa Maria passará a dar lições de progresso científico no campo do estudo e da pesquisa”. A federalização, importante conquista, aconteceu somente em 20 de agosto de 1965, passando a chamar-se Universidade Federal de Santa Maria.

Fotógrafo não identificado. Arquivo Fotográfico UFSM.1960.001.002.

Texto: Marcos M. Paulo, Acadêmico do 4°semestre do Curso de Arquivologia da UFSM.

Audiodescrição da imagem: Fotografia horizontal em preto e branco de oito homens, em pé, circundando um bolo de aniversário, dentro de uma sala. Em primeiro plano estão quatro homens, inclinados, em posição para soprar as velas do bolo. Destes, o primeiro homem, à esquerda, está curvado à frente e sorrindo. Ele tem cabelos escuros, curtos e lisos e veste terno escuro, camisa clara e gravata escura. À sua esquerda, o segundo homem, e segurando um copo de vidro na mão direita. Tem cabelos escuros, curtos e lisos e veste um terno claro. À sua esquerda e mais à frente está um homem gordo. Tem cabelos escuros, curtos e lisos, usa óculos de grau de aro redondo, terno escuro, camisa clara e gravata rajada. A manga direita do terno está arremangada e há um anel na mão esquerda. À sua esquerda, um homem, sopra as velas do bolo. Tem bigode, cabelos escuros, curtos e lisos, veste terno escuro, camisa clara e gravata escura. À frente dos quatro homens, sobre uma mesa de madeira retangular e pequena, um bolo retangular coberto de merengue branco com desenho do brasão da UFSM e três velas pequenas na extremidade. Na esquerda da foto, a cabeça de um homem de cabelos lisos, curtos e escuros. Atrás deste rosto, um homem de cabelo curto, escuro e liso, em pé, veste terno de risca e segura um copo na mão direita. Seu rosto está oculto pelo rosto do primeiro homem. À direita da foto um homem de bigode e cabelo escuro, curto e liso, que usa óculos de grau de aro redondo, escuro e grosso e segura com a mão direita um copo de vidro com líquido transparente até a metade. Oculto pelo rosto deste, um homem de pele escura, bigode e óculos de grau, olha para o bolo, sorrindo. Atrás, um homem de cabelo claro, curto e liso que veste terno claro, camisa clara e gravata escura, observa o semi-círculo. À esquerda da foto o assento de uma cadeira de braço. No fundo da sala um armário de madeira com uma fileira de livros de encadernações volumosas, sobre o qual há papeis de grande dimensão enrolados e uma estátua de cerâmica clara de uma pessoa de joelhos. A parede é clara.

Audiodescritora roteirista: Cristina Strohschoen dos Santos

Audiodescritor consultor: Cristian Sehnem