Ir para o conteúdo DAG Ir para o menu DAG Ir para a busca no site DAG Ir para o rodapé DAG

Projeto Retalhos da Memória de Santa Maria – artigo 128 Honrarias durante Assembléia Universitária em 1965

No dia 2 de outubro de 1965 ocorreu uma assembléia universitária que foi palco para entrega de duas honrarias. Ao Dr. José Mariano da Rocha Filho foi conferida a medalha Grande Cruz de Ouro da Áustria, entregue pelo cônsul daquele país no Rio Grande do Sul, Dr. Rudolf Egger Moellwald. O cônsul fez uma fala sobre a importância das relações científicas entre os dois países e do papel relevante da Universidade Federal de Santa Maria para o ensino superior em todo o Brasil; ressaltando assim a relevância de estender os laços de ensino e compartilhar conhecimento entre diferentes países. Já ao Professor Walter Kubiana, doutor em Ciências Agronômicas pela Universidade Rural de Viena, foi concedido o título de professor Honoris Causa por razão de seus méritos internacionais de cientista. Kubiana ministrou, no ano anterior, um curso intensivo de Edafologia em Santa Maria.

Fotógrafo: José Ramos Penna. Arquivo Fotográfico UFSM.1965.084.0002.

Texto: Letícia de Freitas Gaiardo, acadêmica do 4º semestre do Curso de Arquivologia da UFSM.

Audiodescrição da imagem: Fotografia vertical em preto e branco de quatro homens atrás de uma mesa em uma solenidade. Os homens com cerca de cinquenta anos, tem pele clara e a maioria, tem cabelo escuro e curto. Ao centro da imagem, dois homens em pé, um de frente para o outro cumprimentam-se com um aperto de mãos. O homem da esquerda tem cabelo e bigode grisalho, veste toga e capelo escuros. Sorri e tem o corpo levemente voltado à direita. O homem à direita, veste talares escura e capelo claro. Sorri e segura com a mão esquerda  um bastão claro com cerca de50 centímetros. Na esquerda da imagem, nas costas do homem de toga, um homem em pé e de frente, com o rosto levemente voltado à direita. Usa óculos de grau com armação escura e veste terno e gravata escuros. Está com as mãos levemente afastadas uma da outra em posição de aplauso. Logo atrás e entre os homens que se cumprimentam, um homem sentado de frente com o rosto voltado para a esquerda. Usa óculos de grau com armação escura e veste blazer escuro e camisa clara. Em frente aos homens, o tampo de uma mesa retangular com uma toalha escura, sobre a mesa uma bandeja redonda de metal com dois copos e um jarro de vidro. Ao fundo, parede clara com uma janela de madeira escura.

Audiodescritora roteirista: Cíntia Pasa Lopes

Audiodescritora consultora: Fernanda Taschetto