Ir para o conteúdo DAG Ir para o menu DAG Ir para a busca no site DAG Ir para o rodapé DAG

Projeto Retalhos da Memória de Santa Maria – artigo 152 Homenagem a Representante do Premesu em 1979

Audiodescrição da Imagem: Fotografia vertical em preto e branco, na diagonal da direita para a esquerda, de três homens sentados em dois sofás, que estão alinhados perpendicularmente. À esquerda da imagem, dois homens sentados em um sofá escuro com três lugares. O primeiro homem, de perfil direito, Tem aproximadamente quarenta anos, pele clara, cabelo curto, ondulado e escuro. Veste paletó com listras verticais, camisa e calça claras e gravata e sapato escuros. Está com o cotovelo esquerdo apoiado no encosto do sofá e os dedos das mãos entrelaçados. Olha a direita para o outro homem sentado no sofá. Ele tem aproximadamente trinta e cinco anos, pele clara, cabelo levemente comprido, liso e escuro. Veste terno e gravata escuros e liso, camisa clara e sapato escuro. Está com o corpo levemente voltado para a esquerda, inclinado para a frente, com os antebraços apoiados nos joelhos. Olha para uma pequena caixa clara que segura com as mãos e sorri. À direita da imagem, o terceiro homem. Está de perfil esquerdo, sentado em um sofá escuro de um lugar. Tem aproximadamente quarenta e cinco anos, pele clara, cabelo curto, ondulado e escuro. Veste terno e gravata escura, camisa clara e sapato escuro. Usa óculos de grau com armação clara. Está com as pernas cruzadas e olha para o homem que segura a caixa. Em frente aos sofás, uma mesa baixa de madeira escura com tampo claro e quadrado, sobre ela quatro livros, uma folha de papel e dois objetos decorativos. A mesa está sobre um tapete grande e escuro. Atrás do encontro dos dois sofás, outra mesa, pequena e de madeira escura. Sobre ela dois papéis de embrulhos de presentes e uma luminária de mesa clara. Atrás do sofá de três lugares, visível o encosto de três cadeiras escuras encostadas em uma parede clara, que ocupa toda a largura da imagem e está atrás do sofá de um lugar. Uma luminária escura está presa na parede acima das cadeiras. Atrás do sofá de um lugar, a parede é revestida por um papel decorativo que imita madeira. O teto é claro.

Rubem Süffert, ex-diretor Geral do Programa de Expansão e Melhoria das instalações do Ensino Superior (PREMESU) foi homenageado pela UFSM com a Medalha da Universidade em abril de 1979. A cerimônia ocorreu no gabinete do Reitor Derblay Galvão como agradecimento a contribuição de Süffert durante sua permanência no cargo e seu trabalho para melhores condições de instalações das universidades, incluindo a atenção especial à UFSM. Neste mesmo mês também estiveram cumprindo a visita periódica que os técnicos desse órgão faziam às obras em andamento no Campus, as doutoras Marines Serezo e Rosamaria Iung, assessora contábil e assessora técnica, respectivamente, do PREMESU. As técnicas ficaram impressionadas com a mudança no aspecto geral do Campus e no sistema de acompanhamento e controle desenvolvidos pela UFSM.

Fotógrafo não identificado. Arquivo Fotográfico UFSM.1979.053.001.

Texto: Kátia Moreira, acadêmica do Curso de Jornalismo da UFSM.

Audiodescrição da Imagem: Fotografia vertical em preto e branco, na diagonal da direita para a esquerda, de três homens sentados em dois sofás, que estão alinhados perpendicularmente. À esquerda da imagem, dois homens sentados em um sofá escuro com três lugares. O primeiro homem, de perfil direito, Tem aproximadamente quarenta anos, pele clara, cabelo curto, ondulado e escuro. Veste paletó com listras verticais, camisa e calça claras e gravata e sapato escuros. Está com o cotovelo esquerdo apoiado no encosto do sofá e os dedos das mãos entrelaçados. Olha a direita para o outro homem sentado no sofá. Ele tem aproximadamente trinta e cinco anos, pele clara, cabelo levemente comprido, liso e escuro. Veste terno e gravata escuros e liso, camisa clara e sapato escuro. Está com o corpo levemente voltado para a esquerda, inclinado para a frente, com os antebraços apoiados nos joelhos. Olha para uma pequena caixa clara que segura com as mãos e sorri. À direita da imagem, o terceiro homem. Está de perfil esquerdo, sentado em um sofá escuro de um lugar. Tem aproximadamente quarenta e cinco anos, pele clara, cabelo curto, ondulado e escuro. Veste terno e gravata escura, camisa clara e sapato escuro. Usa óculos de grau com armação clara. Está com as pernas cruzadas e olha para o homem que segura a caixa. Em  frente aos sofás, uma mesa baixa de madeira escura com tampo claro e quadrado, sobre ela quatro livros, uma folha de papel e dois objetos decorativos. A mesa está sobre um tapete grande e escuro. Atrás do encontro dos dois sofás, outra mesa, pequena e de madeira escura. Sobre ela dois papéis de embrulhos de presentes e uma luminária de mesa clara. Atrás do sofá de três lugares, visível o encosto de três cadeiras escuras encostadas em uma parede clara, que ocupa toda a largura da imagem e está atrás do sofá de um lugar. Uma luminária escura está presa na parede acima das cadeiras. Atrás do sofá de um lugar, a parede é revestida por um papel decorativo que imita madeira. O teto é claro.

Audiodescritora roteirista: Cíntia Pasa Lopes.

Audiodescritora consultora: Fernanda Taschetto.

Artigo em Libras