Ir para o conteúdo DAG Ir para o menu DAG Ir para a busca no site DAG Ir para o rodapé DAG

Projeto Retalhos da Memória de Santa Maria – artigo 162 Ações de Extensão em Sobradinho em 1979

Segundo Valter Antoninho Bianchini, Pró-Reitor de Extensão da Universidade Federal de Santa Maria em 1979, a extensão universitária era dinamismo e consciência cívica das universidades modernas. Refletindo na complexidade e intensidade crescente de sua atuação, a Pró-Reitoria de Extensão (PRE) elaborou seu plano de ação dando continuidade aos 18 programas realizados em 1978, quando foram atingidas 134.531 pessoas, beneficiadas 61 escolas de primeiro grau, realizadas 115 viagens de estudo e ministradas 403 palestras. As prioridades foram dadas aos departamentos que institucionalizassem, em nível de ensino curricular, as atividades extensionistas. Em abril de 1979 a Unidade Móvel de Assistência Social da PRE realizou atendimento em Sobradinho. Uma das atividades na área da saúde era o atendimento odontológico.

Fotógrafo não identificado. Arquivo Fotográfico UFSM.1979.045.001.

Texto: Cristina Strohschoen dos Santos, Arquivista do Departamento de Arquivo Geral da UFSM.

Audiodescrição da imagem: Fotografia horizontal em preto e branco de uma mulher e um menino em uma sala com materiais odontológicos.  A mulher, enquadrada até a cintura, está de perfil direito. Tem aproximadamente trinta anos, pele clara,cabelo escuro e ondulado, um pouco abaixo dos ombros. Veste blusa escura e está com a mão esquerda aberta próxima à boca do menino. Ele está enquadrado até a cintura, de frente. Tem aproximadamente doze anos pele clara, cabelo curto e escuro. Veste uma camiseta clara com traços escuros na vertical e na diagonal e com um bolso no lado esquerdo. Está com a boca aberta.  Ao fundo, uma janela de vidro. Abaixo da janela, uma pequena mesa retangular escura. . Encostada na parede esquerda, outra mesa estreita e clara, com tampo de metal. Sobre as mesas objetos odontológicos como frascos com líquidos, caixas metálicas e um aparelho de ultrassom e profilaxia. Uma prateleira escura presa na parede direita avança em direção à janela, sobre ela um rádio horizontal escuro. Ainda na parede direita uma luminária clara. No teto um suporte com lâmpada. O teto e as paredes são claras.

Audiodescritora roteirista: Cíntia Pasa Lopes.

Audiodescritora consultora: Fernanda Taschetto.

Artigo em Libras