Ir para o conteúdo DAG Ir para o menu DAG Ir para a busca no site DAG Ir para o rodapé DAG

Projeto Retalhos da Memória de Santa Maria – artigo 167 Visita de Veterinários Japoneses em 1980

Audiodescrição da imagem: Fotografia horizontal, em preto e branco, de dezoito homens reunidos em um ambiente interno. A maioria deles têm pele clara, cabelo curto, liso e escuro, olhos pequenos e puxados. Alguns usam óculos de grau e vestem terno com gravata escuros. Eles têm faixa etária de quarenta e cinco anos e olham atentamente para um dos homens, à frente do grupo. No canto inferior esquerdo, um homem de costas, enquadrado dos ombros para cima, tem o braço direito à frente do corpo, com a mão semiaberta. A frente dele, nove homens sentados, na primeira fileira: cinco deles estão um ao lado do outro em um sofá escuro e, após eles, os demais sentados em cadeiras giratórias. A esquerda da imagem, três homens: o primeiro em uma poltrona escura; ao lado esquerdo e um pouco mais atrás, o segundo homem, sentado em uma cadeira de estofado escuro; e após ele, o terceiro homem, em pé, com as mãos juntas em frente ao corpo e próximo à parede. A direita e no comprimento da imagem,cinco homens sentados: dois em um sofá escuro,de dois lugares, tendo ao lado direito um abajur claro;e depois do abajur, os outros três homens, sentados em cadeiras escuras,um ao lado do outro, no comprimento da fotografia. No centro da sala, uma mesa de madeira escura com tampo claro, tendo sobre ela, revistas e folhas claras. Atrás dos nove homens, uma mesa de reunião e pelo menos quatro cadeiras escuras e vazias. A parede da esquerda, atrás dos três homens, tem parte revestida por um papel decorativo que imita madeira, a direita a parede é clara com uma luminária e tem uma porta escura. A parede do fundo da sala está coberta por cortina clara. O teto é claro. Presa sobre a mesa, uma luminária de teto escura. O chão é escuro.

A história da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) é marcada por pessoas vindas das mais diversas partes do mundo. Intercâmbios entre docentes da UFSM e estrangeiros sempre contribuíram para o desenvolvimento do ensino e da pesquisa em diferentes áreas do conhecimento. Com o objetivo de estudar a ocorrência de doenças em animais domésticos da região e as medidas de controle utilizadas e indicadas pela UFSM, estiveram visitando esta universidade, em novembro de 1980 onze veterinários do Ministério da Agricultura do Japão. Foram coletados dados no curso de Medicina Veterinária, Departamento de Medicina Veterinária Preventiva e Hospital Veterinário. O interesse desta visita deve-se a uma futura importação de animais pelo Japão. O roteiro dos veterinários japoneses incluiu instituições nos Estados Unidos, Argentina, Porto Alegre, Santa Maria, São Paulo e Rio de Janeiro.

Fotógrafo: Orozimbo Penna. Arquivo Fotográfico UFSM.1980.357.001.

Texto: Ana Carolina Souza de Almeida, acadêmica do 6°semestre do Curso de Desenho Industrial da UFSM.

Audiodescritora roteirista: Cíntia Pasa Lopes

Audiodescritor consultor: Rúbia Steffens