Ir para o conteúdo DAG Ir para o menu DAG Ir para a busca no site DAG Ir para o rodapé DAG
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Projeto Retalhos da Memória de Santa Maria – artigo 168 Unidades Móveis do Convênio Funrural em 1981



Audiodescrição da imagem: Fotografia horizontal, em preto e branco, de quatro micro ônibus, estacionados um ao lado do outro, em um ambiente externo. Os micro ônibus tem a forma retangular, com contornos arredondados, traseira e frente retas. A esquerda da imagem, o primeiro dos micro ônibus está de lado para a foto, só aparecendo a lateral direita e a parte da frente, virada para a esquerda. Ele tem tom claro, com aproximadamente dois metros de altura e três metros de largura lateral. O veículo tem, nessa lateral, cinco janelas de vidro, retangulares, que começam acima da porta, e vão até a traseira. A primeira janela é pequena e as demais são de tamanho médio, com uma moldura de metal em toda sua volta. Acima da segunda janela, a escrita: "UNIDADE MÓVEL de ASSISTÊNCIA”, com letras de forma escuras. Tem uma linha horizontal acima da janela. Abaixo das janelas laterais, com letras de forma e de cor escura está escrito na lataria: “MINISTÉRIO da PREVIDÊNCIA, ASSISTÊNCIA SOCIAL”. Logo abaixo, uma faixa horizontal e escura, de largura média, com a escrita: “UFSM”, em tom mais escuro. Logo abaixo, outra frase: “PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA”. Ao lado, um desenho de forma oval com o contorno fino, em tom escuro, e dentro claro, tendo escrito “FUNRURAL”, em escuro. Seguindo ao lado, entre as linhas escuras, na porta do micro ônibus, a escrita: "SERVIÇO SOCIAL”. Encima do ônibus, os ferros de um bagageiro externo, como suportes para colocar algo acima do veículo; e, na parte da frente, um pequeno alto falante. Abaixo a janela dianteira do micro ônibus com um vidro dividido ao meio por um metal fino. É possível ver o capô, dois faróis redondos e o para-choque dianteiro do veículo. Ao lado esquerdo desse primeiro veículo, outro micro-ônibus, com a parte de trás voltada para a foto, com uma pequena parte da lateral esquerda visível, na qual tem uma janela de vidro com as bordas escuras. Na parte de trás, dois vidros com uma divisória horizontal de metal. A baixo dos vidros, no meio da traseira do ônibus, tem uma placa de identificação do veículo horizontal e escura. Ao lado direito do segundo micro ônibus aparece a metade do capô de outro micro ônibus, com faróis redondos e para-choques. Depois dele, tem um quarto veículo, na qual aparece apenas o vidro traseiro e parte da janela lateral, de vidro. Ao fundo, no lado esquerdo dos micro ônibus, tem uma parede, lisa, clara, com uma cobertura de concreto. O chão é de terra. Bem mais ao fundo, na direita da foto, há gramas e árvores.

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) manteve, desde a década de 70, convênio com o Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural (FUNRURAL) para atividades extensionistas. Em dezembro de 1976 mais três unidades móveis e equipadas foram doadas pelo Funrural à UFSM. Estas foram colocadas a serviço das comunidades de Santa Maria e das comunidades dos municípios de todo o Vale do Jaguari, contando com o apoio de prefeituras municipais, a exemplo do que vinha acontecendo em Tupanciretã e Júlio de Castilhos. Em 1981 os convênios foram renovados, dando continuidade aos projetos coordenados pela Pró-Reitoria de Extensão para Programas de Prestação de Serviço Social, de Assistência aos Rurais, Unidades Móveis de Assistência e Prevenção do Câncer Ginecológico.

Fotógrafo: Antônio Chiapinotto. Arquivo Fotográfico UFSM.1981.110.002.

Texto: Cristina Strohschoen dos Santos, arquivista do Departamento de Arquivo Geral da UFSM.

Audiodescrição da imagem: Fotografia horizontal, em preto e branco, de quatro micro ônibus, estacionados um ao lado do outro, em um ambiente externo. Os micro ônibus tem a forma retangular, com contornos arredondados, traseira e frente retas. A esquerda da imagem, o primeiro dos micro ônibus está de lado para a foto, só aparecendo a lateral direita e a parte da frente, virada para a esquerda. Ele tem tom claro, com aproximadamente dois metros de altura e três metros de largura lateral. O veículo tem, nessa lateral, cinco janelas de vidro, retangulares, que começam acima da porta, e vão até a traseira. A primeira janela é pequena e as demais são de tamanho médio, com uma moldura de metal em toda sua volta. Acima da segunda janela, a escrita: “UNIDADE MÓVEL de ASSISTÊNCIA”, com letras de forma escuras. Tem uma linha horizontal acima da janela. Abaixo das janelas laterais, com letras de forma e de cor escura está escrito na lataria: “MINISTÉRIO da PREVIDÊNCIA, ASSISTÊNCIA SOCIAL”. Logo abaixo, uma faixa horizontal e escura, de largura média, com a escrita: “UFSM”, em tom mais escuro. Logo abaixo, outra frase: “PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA”. Ao lado, um desenho de forma oval com o contorno fino, em tom escuro, e dentro claro, tendo escrito “FUNRURAL”, em escuro. Seguindo ao lado, entre as linhas escuras, na porta do micro ônibus, a escrita: “SERVIÇO SOCIAL”. Encima do ônibus, os ferros de um bagageiro externo, como suportes para colocar algo acima do veículo; e, na parte da frente, um pequeno alto falante. Abaixo a janela dianteira do micro ônibus com um vidro dividido ao meio por um metal fino. É possível ver o capô, dois faróis redondos e o para-choque dianteiro do veículo. Ao lado esquerdo desse primeiro veículo, outro micro-ônibus, com a parte de trás voltada para a foto, com uma pequena parte da lateral esquerda visível, na qual tem uma janela de vidro com as bordas escuras. Na parte de trás, dois vidros com uma divisória horizontal de metal. A baixo dos vidros, no meio da traseira do ônibus, tem uma placa de identificação do veículo horizontal e  escura. Ao lado direito do segundo micro ônibus aparece a metade do capô de outro micro ônibus, com faróis redondos e para-choques. Depois dele, tem um quarto veículo, na qual aparece apenas o vidro traseiro e parte da janela lateral, de vidro. Ao fundo, no lado esquerdo dos micro ônibus, tem uma parede, lisa, clara, com uma cobertura de concreto. O chão é de terra. Bem mais ao fundo, na direita da foto, há gramas e árvores.

Audiodescritora Roteirista: Vitória Rodrigues;

Audiodescritora Consultora: Rubia Steffen

Artigo em Libras
Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-400-1174

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes