Ir para o conteúdo DAG Ir para o menu DAG Ir para a busca no site DAG Ir para o rodapé DAG

Projeto Retalhos da Memória de Santa Maria – artigo 173 Projeto Meninos no Campus em 1996

Audiodescrição da imagem: Fotografia horizontal, em preto e branco, de sete meninos em um ambiente interno. No centro da imagem, quatro meninos em pé, e a frente deles, três meninos agachados. Eles estão de frente com o semblante neutro, o quarto menino em pé, está olhando para baixo. Eles tem faixa etária de dez anos, pele escura, cabelo curto e escuro. Seis deles vestem camisetas claras de manga curta, três com a escrita na camiseta “Projeto Meninos no Campus”, dois meninos vestem bermudas, dois vestem calça, outros três estão ocultos atrás dos meninos agachados, e a maioria usa tênis escuros. O menino agachado no meio veste camiseta e bermuda escuras. À esquerda da imagem, um cartaz vertical com o desenho de um quero-quero estilizado de gaúcho com chimarrão e pala, escrito acima “UFSM”, e abaixo do desenho “Pró-Reitoria de Extensão”. À direita da imagem, está visível parte de uma mesa escura, com uma televisão escura sobre ela. Ao fundo, cortina de tecido escura até o chão. Atrás dos meninos e presa na cortina, a bandeira da Universidade Federal de Santa Maria. À direita da bandeira, visível parte de uma parede e preso nela um quadro branco.

O Projeto Meninos no Campus foi criado em 1994 a partir da demanda do Conselho Tutelar de Santa Maria e da política proposta pelo Conselho Municipal da Criança e do Adolescente e propiciava o atendimento integral de jovens em situação de vulnerabilidade social através do envolvimento com a comunidade acadêmica. A seleção era feita por encaminhamento do Conselho Tutelar, e era exigida freqüência escolar. Os meninos interagiam em todos os centros de ensino da Universidade Federal de Santa Maria, onde realizavam práticas em laboratórios e atividades educativas, além de acompanhamento psicológico que visava melhorar o rendimento escolar e o desenvolvimento pessoal. Almoço e transporte também eram disponibilizados pela UFSM. A segunda turma, em 1996, possuía cerca de 10 membros e as atividades tinham duração de um ano. Na universidade o projeto era desenvolvido pela Pró-Reitoria de Extensão e pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis.

Fotógrafo não identificado. Arquivo Fotográfico UFSM.1996.128.007.

Texto: Kátia Moreira, acadêmica do Curso de Jornalismo da UFSM.

Audiodescrição da imagem: Fotografia horizontal, em preto e branco, de sete meninos em um ambiente interno. No centro da imagem, quatro meninos em pé, e a frente deles, três meninos agachados. Eles estão de frente com o semblante neutro, o quarto menino em pé, está olhando para baixo. Eles tem faixa etária de dez anos, pele escura, cabelo curto e escuro. Seis deles vestem camisetas claras de manga curta, três com a escrita na camiseta “Projeto Meninos no Campus”, dois meninos vestem bermudas, dois vestem calça, outros três estão ocultos atrás dos meninos agachados, e a maioria usa tênis escuros. O menino agachado no meio veste camiseta e bermuda escuras. À esquerda da imagem, um cartaz vertical com o desenho de um quero-quero estilizado de gaúcho com chimarrão e pala, escrito acima “UFSM”, e abaixo do desenho “Pró-Reitoria de Extensão”. À direita da imagem, está visível parte de uma mesa escura, com uma televisão escura sobre ela. Ao fundo, cortina de tecido escura até o chão. Atrás dos meninos e presa na cortina, a bandeira da Universidade Federal de Santa Maria. À direita da bandeira, visível parte de uma parede e preso nela um quadro branco.

Audiodescritora roteirista: Cíntia Pasa Lopes.

Audiodescritora consultora: Rúbia Steffens.

Artigo em Libras