Ir para o conteúdo DAG Ir para o menu DAG Ir para a busca no site DAG Ir para o rodapé DAG
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Projeto Retalhos da Memória de Santa Maria – artigo 177 Programa Cruzeiro do Sul em 1995



Audiodescrição da imagem: Fotografia horizontal e colorida, de quatro homens sentados em um ambiente interno. Na esquerda da imagem, dois homens, a frente deles uma mesa. O primeiro homem está sentado ao centro da mesa, ele tem cerca de 45 anos, pele branca, cabelo curto, liso e preto, semblante neutro, veste camisa de manga curta em tom azul e tem os antebraços sobre a mesa com as mãos juntas. A esquerda dele e sentado na ponta da mesa, outro homem com cerca de 45 anos, pele branca, cabelo curto, levemente ondulado e castanho escuro, veste camisa em tom de rosa claro, tem pendurado no pescoço um óculos de grau, e está com o cotovelo direito sobre a mesa onde segura na mão uma caneta branca. A direita da imagem, os outros dois homens sentados em cadeiras de madeira com estofamento vermelho, um ao lado do outro. O Terceiro homem, olha para o segundo homem que está à direita dele. Ele tem pele branca, cabelo curto, crespo e preto, semblante neutro, veste camisa branca com listras finas na vertical, gravata em azul escuro com detalhes em dourado, paletó e calça em tom creme e sapato marrom escuro. Usa óculos de grau pendurado no pescoço por um fio escuro, está com as pernas cruzadas, escora o antebraço direito sobre a perna e tem uma mão sobre a outra. A esquerda dele, o quarto homem, também olha com semblante neutro para o segundo homem. Ele tem pele branca, cabelo curto, ondulado e castanho escuro, e barba rala e escura. Veste camisa branca de manga curta e calça jeans escura, usa relógio no punho esquerdo. A mesa é de madeira escura, com tampo verde, sobre ela, uma térmica cinza com detalhes em azul, uma cuia de chimarrão e algumas pilhas pequenas de folhas e pastas. Ao fundo, o encontro de duas paredes. Na parede da esquerda, preso nela, um quadro vertical de fundo verde com o brasão da UFSM. A direita, um quadro horizontal da vista aérea de uma cidade, abaixo do quadro, uma estante de madeira vermelha com três divisórias horizontais e objetos espalhados sobre elas. No encontro das paredes, três mastros com bandeiras do Rio Grande do Sul, Brasil e Universidade Federal de Santa Maria, respectivamente. Na parede da direita, atrás dos mastros, tem uma cortina clara e janelas verticais de vidro. No lado de fora das janelas, há colunas verticais da própria construção que tampam a visão de fora. As paredes são claras e o chão azul escuro.

O Programa Cruzeiro do Sul era um dos programas institucionais da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A política de extensão da instituição em 1995 abrangia 22 municípios da região de modo permanente e processual, e tinha como objetivo o resgate do compromisso da universidade com o desenvolvimento regional através da elaboração de programas multidisciplinares e integrados ao poder público dos municípios. O Programa Cruzeiro do Sul era o maior em abrangência geográfica, contemplava os municípios: São Pedro do Sul, Quevedos, Mata, São Vicente do Sul, Cacequi, São Francisco de Assis, Nova Esperança, Jaguari, Santiago e Manoel Viana. Visava à disposição dos conhecimentos técnicos e científicos da UFSM a partir da necessidade dos produtores rurais. Foram desenvolvidas, durante o programa, atividades para os agricultores como palestras e acesso à tecnologia em suas propriedades, evitando o êxodo rural. Na imagem, reunião do Pró-Reitor de Extensão Alceno Ferri com os prefeitos para a discussão do programa.

Fotógrafo não identificado. Arquivo Fotográfico UFSM.1995.097.001.

Texto: Kátia Moreira, acadêmica do Curso de Jornalismo da UFSM.

Audiodescrição da imagem: Fotografia horizontal e colorida, de quatro homens sentados em um ambiente interno. Na esquerda da imagem, dois homens, a frente deles uma mesa. O primeiro homem está sentado ao centro da mesa, ele tem cerca de 45 anos, pele branca, cabelo curto, liso e preto, semblante neutro, veste camisa de manga curta em tom azul e tem os antebraços sobre a mesa com as mãos juntas. A esquerda dele e sentado na ponta da mesa, outro homem com cerca de 45 anos, pele branca, cabelo curto, levemente ondulado e castanho escuro, veste camisa em tom de rosa claro, tem pendurado no pescoço um óculos de grau, e está com o cotovelo direito sobre a mesa onde segura na mão uma caneta branca. A direita da imagem, os outros dois homens sentados em cadeiras de madeira com estofamento vermelho, um ao lado do outro. O Terceiro homem, olha para o segundo homem que está à direita dele. Ele tem pele branca, cabelo curto, crespo e preto, semblante neutro, veste camisa branca com listras finas na vertical, gravata em azul escuro com detalhes em dourado, paletó e calça em tom creme e sapato marrom escuro. Usa óculos de grau pendurado no pescoço por um fio escuro, está com as pernas cruzadas, escora o antebraço direito sobre a perna e tem uma mão sobre a outra. A esquerda dele, o quarto homem, também olha com semblante neutro para o segundo homem. Ele tem pele branca, cabelo curto, ondulado e castanho escuro, e barba rala e escura. Veste camisa branca de manga curta e calça jeans escura, usa relógio no punho esquerdo. A mesa é de madeira escura, com tampo verde, sobre ela, uma térmica cinza com detalhes em azul, uma cuia de chimarrão e algumas pilhas pequenas de folhas e pastas. Ao fundo, o encontro de duas paredes. Na parede da esquerda, preso nela, um quadro vertical de fundo verde com o brasão da UFSM. A direita, um quadro horizontal da vista aérea de uma cidade, abaixo do quadro, uma estante de madeira vermelha com três divisórias horizontais e objetos espalhados sobre elas. No encontro das paredes, três mastros com bandeiras do Rio Grande do Sul, Brasil e Universidade Federal de Santa Maria, respectivamente. Na parede da direita, atrás dos mastros, tem uma cortina clara e janelas verticais de vidro. No lado de fora das janelas, há colunas verticais da própria construção que tampam a visão de fora. As paredes são claras e o chão azul escuro.

Audiodescritora roteirista: Cíntia Pasa Lopes

Audiodescritora consultora: Rúbia Steffens

Artigo em Libras
Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-400-1184

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes