Ir para o conteúdo DAG Ir para o menu DAG Ir para a busca no site DAG Ir para o rodapé DAG

Projeto Retalhos da Memória de Santa Maria – artigo 187 Cooperativa dos Estudantes de Santa Maria em 1981

Audiodescrição da imagem: Fotografia horizontal em preto e branco de dois homens junto à prateleiras com vários livros. Os dois homens estão em pé, enquadrados de corpo inteiro e têm pele clara, cabelos volumosos e escuros. Vestem camiseta clara de mangas curtas, calça e sapato escuros. O primeiro homem, está de perfil direito em frente a uma prateleira com livros, olha para um livro aberto que segura com as mãos. O segundo homem, está ao fundo, de costas, em frente a uma prateleira. Nas laterais, prateleiras com livros ocupam toda a largura das paredes do espaço. Ao fundo, uma pequena mesa de madeira, com livros sobre ela e uma prateleira com livros encostados em uma parede. As partes visíveis das paredes são claras. A parte da parede direita, vista acima da prateleira é de tijolos aparentes pintados de uma cor clara, com uma pequena janela basculante horizontal centralizada. O teto é de madeira, com uma lâmpada fluorescente ao centro e o chão é claro. Audiodescritora Roteirista: Marya Eduarda Garcia de Oliveira Audiodescritora Consultora: Fernanda Taschetto

A Cooperativa de Estudantes de Santa Maria Ltda (CESMA) foi criada em junho de 1978 por um grupo de estudantes iniciando sua história no “sobradinho azul”, cedido pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A cooperativa fez história na sua trajetória cultural e educativa do coração do Rio Grande do Sul, fornecendo aos seus associados livros e material didático a um preço mais acessível que o do mercado. Além disso, incentivou e fomentou a cultura local, apoiando e promovendo eventos como mostrar artísticas, shows, peças teatrais e feiras. Em 1981 fornecia livros, material escolar básico, material de Engenharia, de Veterinária, de Odontologia e Cirurgia, além de livros usados. Em 2005, mudou-se para o Centro Cultural CESMA (CCC), localizado na Rua Professor Braga, um prédio de quatro andares com mais espaço e infra-estrutura, incluindo um auditório de 180 lugares que permite uma atuação permanente no cenário cultural da cidade, como as exibições gratuitas realizadas pelo Clube Lanterninha Aurélio.

Fotógrafo: Orozimbo Ramos Penna. Arquivo Fotográfico UFSM.1981.294.001.

Texto: Eduardo Miranda de Souza, acadêmico do 3°semestre do Curso de Jornalismo da UFSM.

Audiodescritora Roteirista: Marya Eduarda Garcia de Oliveira

Audiodescritora Consultora: Fernanda Taschetto