Ir para o conteúdo DAG Ir para o menu DAG Ir para a busca no site DAG Ir para o rodapé DAG

Inicia a Oficina de Muralismo na Escola Coser

Na manhã de 29 de agosto iniciou a oficina de muralismo na Escola Estadual de Educação Especial Dr. Reinaldo Fernando Coser. Durante o mês de setembro 20 alunos, sob a coordenação da artista visual Cica Ereno e com acompanhamento dos professores de Artes da escola, produzirão um mural de arte surda. Estiveram presentes os professores da escola, a coordenadora pedagógica Luciane Parreira e o diretor Jeferson de Oliveira Miranda.

No primeiro encontro aconteceu uma palestra sobre muralismo ministrada por Juan Amoretti, artista e ex-professor da Universidade Federal de Santa Maria, abordando os processos de pintura de murais da universidade, em especial o “Mural O Corpo Humano”, localizado na fachada do Hospital Universitário de Santa Maria e criado em 1998 e o mural “Quinhentos Anos da Invasão da América”, localizado na fachada do Teatro Caixa Preta – Espaço Rozane Cardoso do Centro de Artes e Letras e criado em 1992.

Esta é mais uma ação do Projeto de Extensão “Murais da UFSM: Interlocuções sobre Arte, Cultura e Patrimônio”, coordenado por Cristina Strohschoen dos Santos, do Departamento de Arquivo Geral da UFSM com o objetivo de ampliar o conhecimento e suscitar um sentido de pertencimento na comunidade santa-mariense sobre arquivos fotográficos como patrimônio documental e pintura mural, uma das linguagens das artes visuais mais antigas de que se tem conhecimento e que remonta dos primórdios da pré-história.

# saiba mais#

Conhecido como Setembro azul ou Setembro Surdo, o período tem como objetivo dar visibilidade a Comunidade Surda Brasileira, visando comemorar as conquistas obtidas pela comunidade surda ao longo dos anos, mas também em um importante processo de conscientização sobre a importância e necessidade da acessibilidade em suas diversas instâncias. O mês foi escolhido pois em 26 de Setembro de 1857 houve a criação da primeira Escola de Surdos no Brasil. A razão do azul ser a cor-símbolo tem raiz em um passado triste, já que vem da Segunda Guerra Mundial, quando eram amarradas fitas azuis em pessoas com deficiência para diferenciá-las das demais.

Fotografias: Cristina Strohschoen dos Santos