Ir para o conteúdo PRE Ir para o menu PRE Ir para a busca no site PRE Ir para o rodapé PRE

A extensão comunicando ciência

A prova de que o tempo é relativo está na história e uma simples retrospectiva nos mostra isso. Os ataques ao jornal francês Charlie Hebdo, o avanço do Estado Islâmico na Síria, o apagão que atingiu onze estados brasileiros e o calote da Grécia ao FMI talvez pareçam um passado distante. Entretanto, eles aconteceram bem mais próximos temporalmente do que parecem. Isso tudo foi no mesmo ano em que descobrimos um irmão-gêmeo da Terra, o planeta Kepler-452b, descobrimos água em Marte e quando a famosa frase “tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas” ganhou um novo filme.

Mas, afinal, em que ano aconteceu isso? Para os chineses foi no ano da Cabra e, para nós, que utilizamos o calendário gregoriano, foi o ano com um segundo a mais: 2015. Além desses acontecimentos, 2015 também foi marcante para a Pró-Reitoria de Extensão da UFSM, que lançou a Revista Experiência, uma publicação semestral que acolhe artigos, relatos de experiência e entrevistas de pessoas que fazem e que são beneficiadas pela extensão.

A Experiência surgiu como uma revista científica sobre extensão. Por não haver muitos periódicos que recebessem artigos e relatos de experiências, a Pró-Reitoria de Extensão entendia que era interessante para a UFSM oferecer esse espaço, possibilitando que qualquer agente de extensão (estudantes, professores, técnicos e comunidade) pudesse mandar o seu relato”. Quem conta a história para nós é o professor Reges Schwaab, da UFSM campus Frederico Westphalen. Ele e o professor Ascisio dos Reis Pereira, da UFSM Santa Maria, juntos, foram os primeiros editores da revista.

O periódico foi criado dentro de um projeto maior, o Visibilidade da Extensão, que, além da Extensão, produzia a Revista Extenda, esta com um viés mais jornalístico e voltada para as atividades de extensão dentro da própria Universidade. “Com apoio do Portal de Periódicos da UFSM, implantamos a revista no sistema SEER e a estruturamos em padrões que assegurassem a ela uma boa avaliação desde a primeira publicação”, comenta o professor Reges.

Assim, ficaram definidos tanto o número médio de trabalhos que viriam a ser publicados, uma média de dez trabalhos por edição, quanto a periodicidade, que deve ser semestral. O conselho editorial e científico, desde o início, foi formado por 80% de professores de fora da UFSM, sendo eles brasileiros e de outros países da América Latina. A proposta era que, além de textos em português, a revista também acolhesse trabalhos em espanhol, ampliando a troca de conhecimento nos países latino-americanos. Ao longo dos três anos que o professor Reges ficou à frente da Revista Experiência, foram publicados seis números do periódico, totalizando mais de 40 trabalhos.

Para a jornalista e ex-bolsista da Revista, Maiara Rauber, o trabalho na Experiência foi o primeiro contato com a extensão e contribuiu para que pudesse ter um olhar mais crítico na leitura de artigos. Além disso, ela também lembra que atuar como bolsista permitiu adquirir conhecimentos para além da área do jornalismo.

Sua função dentro da Revista consistia em organizar os trabalhos selecionados e fazer a revisão não só da ABNT, como também da ortografia. Em 2018, quando a professora Janaína Gomes, também professora da UFSM FW, assumiu a coordenação da revista, seu trabalho foi ampliado. Além da revisão e da edição, a bolsista criou um banco de dados dos conselheiros, que tinha o objetivo de facilitar o envio dos trabalhos aos pareceristas, e passou tanto a gerenciar quanto atualizar o site.

Nesse processo de leitura e acompanhamento dos trabalhos de extensão, é possível notar que alguns cursos possuem uma dificuldade maior para expressar em um trabalho acadêmico a sua experiência. Mas, mesmo assim, você acaba conhecendo os mais diversos tipos de trabalhos de extensão que são relevantes para os locais em que estão sendo aplicados, sempre abrindo portas para os estudantes exercerem, na prática, a sua profissão,” finaliza Maiara.

Atualmente, a editora da Revista é a professora Janaína Gomes, do Departamento de Ciências da Comunicação da UFSM campus Frederico Westphalen. Por ser um periódico de fluxo contínuo, é possível submeter trabalhos para as próximas edições. A Revista acolhe relatos de experiência e artigos de alunos, professores e técnicos administrativos extensionistas. Não há taxa de submissão e deve ser um trabalho inédito. Mais informações sobre as normas de publicação e sobre a equipe editorial podem ser acessadas pelo site: periodicos.ufsm.br/experiencia

Se o Pequeno Príncipe, que ganhou um novo filme em 2015, já dizia que as pessoas são solitárias porque preferem construir muros a construir pontes, a Revista Experiência, que ganhou seu primeiro número também naquele ano, pode afirmar que age diferente desse princípio. Ela optou por construir pontes – através da extensão e do compartilhamento de saberes.

Tem vaga!

Entre os dias 02 e 04 de abril a Revista Experiência estará selecionando bolsistas de Jornalismo ou Relações Públicas, que estejam cursando a partir do 4º semestre, para atuarem  junto à Revista. Mais informações na chamada interna.

Texto: Wellington Felipe Hack
Núcleo de Divulgação Institucional