Ir para o conteúdo PRE Ir para o menu PRE Ir para a busca no site PRE Ir para o rodapé PRE

Servidoras da UFSM participam de reunião do Movimento HeForShe

Na última segunda-feira, 8, as servidoras da Universidade Federal de Santa Maria, Jaciele Carine Sell (Pró-Reitoria de Extensão) e Laura Ferreira Cortes (Colégio Politécnico), estiveram presentes em uma reunião, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, sobre o Movimento HeForShe. Elas também fazem parte do Comitê Gaúcho Impulsionador deste movimento.

As servidoras expuseram algumas ações que vêm sendo desenvolvidas na UFSM sobre o combate à violência contra as mulheres e algumas iniciativas de igualdade de gênero. Nesse sentido, o destaque é dado pela proposição e criação da Política de Igualdade de Gênero, a qual tem em seu cerne temas sobre condições de mães estudantes, formações sobre igualdade de gênero e adaptação de espaços físicos, por exemplo. Atualmente a Política encontra-se na Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) para avaliação e apreciação.

Para 2019, algumas ações já propostas pelo comitê HeForShe em Porto Alegre serão replicadas em Santa Maria, com parcerias internas, por exemplo o Observatório de Direitos Humanos (PRE) e externas; o IFARR, que também compõe o comitê; além de empresas locais. Além disso, a UFSM criará um comitê institucional HeForShe, o qual terá como objetivo articular ações locais vinculadas ao movimento internacional.

Texto: Andréa Ortis/ Bolsista NDI PRE