Na última segunda-feira, 20, foi realizada a primeira edição, em Santa Maria, do festival Pint of Science, maior evento de divulgação científica do mundo. O evento ocorreu simultaneamente em dois bares da cidade, Biroska e Paiol.
No Paiol, a temática da noite foi sobre envelhecimento saudável com os professores Ivana Beatrice Mânica da Cruz e Marco Aurélio de Figueiredo Acosta, da Universidade Federal de Santa Maria.
Com a casa cheia, os dois professores procuraram explicar quais fatores aceleram o envelhecimento, bem como quais ajudam a retardá-lo. De acordo com a professora Ivana, “dieta, atividades física e controle do estresse são a santíssima trindade para um envelhecimento saudável”. Marco Aurélio acrescentou que se preocupar em excesso com o futuro e assumir responsabilidades que não são suas são fatores que aceleram o envelhecimento.
Fica o aprendizado de que não é possível pararmos no tempo, nem mesmo revertermos nossa idade. Mas podemos tentar ter uma vida melhor e, de quebra, alcançar uma maior longevidade.
O Pint of Science segue na noite dessa terça-feira, 21, com o tema “Mudanças Climáticas”, no Paiol, e “Fake News e Internet”, no Biroska, a partir das 19h30min. Na UFSM, o festival tem apoio da Pró-Reitoria de Extensão (PRE).
Texto: Andréa Ortis/ Bolsista NDI PRE