Ir para o conteúdo PRE Ir para o menu PRE Ir para a busca no site PRE Ir para o rodapé PRE

Extensão da UFSM FW lança aplicativo sobre Coleta Seletiva

Em comemoração a Semana Nacional do Meio Ambiente, o projeto de extensão da UFSM Frederico Westphalen, Recicla Frederico, em parceria com a prefeitura municipal, realizou nesta segunda (03) o lançamento do APP Recicla Frederico. A iniciativa faz parte das ações desenvolvidas pelo projeto na região do Médio Alto Uruguai e foi desenvolvido com auxílio do curso de Sistemas de Informação da UFSM Frederico Westphalen. O evento contou com a participação de autoridades locais, a direção do campus da UFSM FW, da Pró-Reitoria de Extensão (PRE) e da comunidade frederiquense

Para a coordenadora do projeto e professora do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, Aline Ferrão Custodio Passini, a proposta do aplicativo surgiu a partir das parcerias internas do Recicla. O objetivo principal, que levou ao lançamento do APP, foi a ideia de fornecer à sociedade ferramentas tecnológicas que auxiliassem na gestão de resíduos sólidos, contribuindo para uma comunidade mais sustentável e preocupada com o Meio Ambiente. “O projeto foi abraçado pela comunidade frederiquense e isso constitui e legitima a extensão da UFSM através das parcerias externas e internas que levam o nome da Universidade e permitem aos alunos vivenciarem na prática o que é ensinado nas salas de aulas”, comenta a coordenadora. De acordo com ela, já há outros municípios brasileiros que buscam na iniciativa o modelo para implementar em outras cidades do país.

O aplicativo é resultado da pesquisa de conclusão de curso de Wagner Filipe Soares de Moura, acadêmico de Sistemas de Informação da UFSM FW. De acordo com o acadêmico, esse foi seu o primeiro trabalho de desenvolvimento de aplicativos e levou dois anos para sua finalização. “O aplicativos é multiplataformas, e mostra como deve ser realizada a separação correta do lixo, as informações sobre a coleta por bairros de Frederico, os locais de disposição dos Ecos Pontos e permite ao usuário traçar rotas até o local mais perto para o descarte de alguns resíduos especiais”, comenta o desenvolvedor. O estudante ainda destaca que o lançamento demonstra que a pesquisa e extensão nas Universidades Pública não estão paradas, mas que estão contribuindo para o desenvolvimento local, fortalecendo o compromisso social da Universidade.

Para o prefeito de Frederico Westphalen, José Alberto Panosso, a aliança entre Universidades e comunidade é fundamental para que haja o intercâmbio de tecnologia e saberes. O prefeito destaca que o aplicativo beneficia não só a comunidade frederiquense, através do fornecimento de informações por meio de aparelhos móveis, como também a administração municipal, permitindo aos cidadãos que comuniquem os problemas de limpeza urbana direto aos gestores para uma ação mais imediata.

O aplicativo já está disponível para download na GooglePlay e na AppleStore, e é compatível com celulares e tablets. O projeto Recicla Frederico atua há três anos na região e entre as ações desenvolvidas estão a coleta de lixo eletrônicos, a produção e distribuição de Ecos Pontos e campanhas de conscientização ambiental.

Agenda 2030

Para o Pró-Reitor Adjunto de Extensão, Rudiney Pereira, o aplicativo mostra a potencialidade da UFSM em prover soluções à sociedade a partir do envolvimento da comunidade local com os pesquisadores e discentes da Universidade. Para ele, o lançamento do aplicativo vai ao encontro da implementação da Agenda 2030 na UFSM, colaborando para mostrar como os projetos elaborados pela instituição podem servir para o desenvolvimento sustentável das comunidades onde ela está inserida.

A Agenda 2030 é um protocolo mundial assinado por 193 países, entre eles o Brasil, e visa, através do estabelecimento de 17 objetivos, promover o desenvolvimento sustentável. Entre as metas a serem alcançadas pelos signatários estão a erradicação da pobreza, a promoção da educação de qualidade e a busca por fontes renováveis de energia. Como lembra o professor Rudiney, muitas pessoas próximas a nós não conhecem a Agenda e nem sobre suas metas, por isso a Pró-Reitoria de Extensão trabalha para realizar Fóruns com as temáticas dos Objetivos de Desenvolvimentos Sustentável.

Texto: Wellington Hack/ bolsista NDI PRE