Ir para o conteúdo PRE Ir para o menu PRE Ir para a busca no site PRE Ir para o rodapé PRE

Projeto Geoparque de Caçapava do Sul é apresentado em audiência pública

Nesse dia 02 de outubro, o auditório da Unipampa de Caçapava do Sul recebeu uma audiência pública aberta a comunidade para discutir os objetivos e propósitos  do Projeto Geoparque Caçapava do Sul. O projeto, fruto de uma parceria entre UFSM e Unipampa, iniciou suas atividades de forma institucional a partir deste ano, e a audiência pública é parte de uma estratégia de sensibilização, que visa popularizar a ideia e demonstrar a amplitude que um geoparque abrange.

Na ocasião, além da explanação e esclarecimentos de dúvidas, foi lançado o projeto de Centro Interpretativo para o município – elaborado pelo curso de Arquitetura e Urbanismo da UFSM em parceria com o Pro4rq (escritório de arquitetura de Santa Maraia), o vídeo de divulgação – elaborado por estudantes do terceiro semestre do curso Comunicação Social – Habilitação Produção Editorial da UFSM, e o site do projeto de Geoparque, desenvolvido pela jornalista e bolsista do projeto na Pró-Reitoria de Extensão da UFSM em parceria com a administradora da Unipampa Caçapava, Patrícia Freitas.

Todo Geoparque possui o seu centro interpretativo, que serve para reunir informações a respeito das riquezas naturais, culturais e as atrações turísticas do território. O Centro Interpretativo em questão servirá ao propósito de manter viva a memória do passado da cidade de Caçapava do Sul e seu patrimônio cultural; substituindo o prédio do antigo Clube Recreativo 1º de Maio por uma edificação que representará um ponto de preservação da identidade local e de transmissão de conhecimento. Além disso, poderá ser um ponto de encontro para os turistas e também a origem das diversas opções de lazer da cidade.

O vídeo de divulgação criado no semestre passado (1/2019) pelos acadêmicos Augusto Della Pussa Grigolo, Beatriz Della Méa, Kethrin Sally Camargo dos Santos, Sofia Roratto e Renata Santos Abitante sob orientação da professora Aline Dalmolin na disciplina de Produção Audiovisual, busca mostrar as belezas naturais e os potencias do município para o turismo. A intenção é que o material circule por todos os estabelecimentos públicos e privados do município e  nas redes sociais, atraindo e despertando interesse das pessoas em conhecer os lugares. Além disso, a atividade serve também para qualificar o ensino dos profissionais em formação que podem articular o aprendizado de sala de aula com o experienciado na prática, gerando produtos que serão utilizados pela comunidade externa à universidade.

site, construído em conjunto com a Unipampa, reúne não apenas informações acadêmicas como explicações do projeto e publicações acadêmicas, mas também dados de relevância turística, histórica e cultural. Além disso, é possível encontrar informações sobre “onde ficar”, “como chegar” e “o que fazer” para auxiliar os visitantes a conhecer  o município de Caçapava do Sul. O site permanece em construção e recebe sugestões de conteúdos e parceiros constantemente.

Qualquer informação, dúvida ou sugestão pode ser enviada para o e-mail geoparques.pre@ufsm.br

Texto: Amanda Iung / Acadêmica de Jornalismo e bolsista dos Projetos Geoparques