Ir para o conteúdo PRE Ir para o menu PRE Ir para a busca no site PRE Ir para o rodapé PRE

Pró-Reitoria de Extensão lança chamada para “Série de Extensão 2020”

A partir do próximo dia 20 de dezembro, estará aberta a submissão de livros, em parceria com a Editora UFSM, e de produtos editoriais (exceto livros) para a “Série Extensão”, que será financiada pela Pró-Reitoria de Extensão (PRE) em 2020. A Série tem como objetivo publicar livros acadêmicos, cartilhas ou manuais que, com foco na extensão universitária, tenham como prioridade a comunidade externa.

Os produtos devem ser desenvolvidos por docentes ou por técnicos administrativos, em conjunto com estudantes que atuem em programas e projetos de extensão da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com recomendada atenção a comunidades ou grupos atendidos por ações de extensão. Para poder participar, basta que, pelo menos, um(a) dos(as) autores(as) ou organizadores(as) possua vínculo ativo com a UFSM (como docente ou como TAE), bem como com algum programa ou projeto de extensão registrado no sistema da Universidade.

A PRE prevê a publicação de, no mínimo, um produto editorial e um livro em cada uma das linhas temáticas da Política Nacional de Extensão (Comunicação; Cultura; Direitos Humanos e Justiça; Meio Ambiente; Saúde; Tecnologia e Produção; Trabalho). No entanto esse número poderá ser ampliado. A submissão poderá ser feita até o dia 31 de março de 2020. Mais informações podem ser acessadas na Chamada Pública n.17 e n.18.

Série de Extensão em 2019

A “Série de Extensão”, que teve início em 2019, selecionou, através da Chamada Produtos Editoriais (exceto livros), 11 produtos de caráter didático, metodológico e/ou de formação geral ou específica.

• A pedagogia por trás do handbeach: uma extensão para o ensino da modalidade;

• Dipo em ação! – Uma história sobre os efeitos da gordura no corpo;

• Fisioterapia na atenção ao parto;

• Geomonumentos de Caçapava do Sul-RS;

• Melano e Querato – Uma história sobre os efeitos do sol na pele;

• Patrulha sanguínea – Uma história sobre as células sanguíneas no corpo humano;

• Planejamento de atividades de extensão na formação inicial e continuada de professores de Ciências;

• Plantas medicinais nativas de uso popular no Rio Grande do Sul;

• Pró-saúde: exercícios físicos para doentes e gestantes;

• Professores mais criativos & estudantes mais motivados;

• ‘Quem vem lá’ – (mo)vendo-se com o Som e Luz em Corpos.

Já na Chamada Produtos Editoriais – Livros, em parceria com a Editora UFSM, foram aprovados e selecionados três, são eles:

• Ações Afirmativas: relatos de experiência na UFSM;

• Compromisso social com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade: o papel da extensão universitária na área de Direitos Humanos e Justiça;

• Núcleo de Implementação da Excelência Esportiva e Manutenção da Saúde (NIEEMS): a extensão universitária em destaque.

Texto: Andréa Ortis/Pró-Reitoria de Extensão

Revisão textual: Erica Medeiros/Pró-Reitoria de Extensão