Ir para o conteúdo PRE Ir para o menu PRE Ir para a busca no site PRE Ir para o rodapé PRE

UFSM e Ministério da Cidadania apresentam projeto Progredir Geoparque Quarta Colônia

Foi apresentado, na última sexta (07), o Projeto Progredir Geoparque Quarta Colônia aos representantes da assistência social dos nove municípios da Quarta Colônia – região central do Rio Grande do Sul. O evento, realizado no Centro de Apoio à Pesquisa Paleontológica (CAPPA/UFSM), contou com a presença da equipe da Pró-Reitoria de Extensão (PRE) da Universidade Federal de Santa Maria, membros do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável da Quarta Colônia (Condesus) e representantes do Ministério da Cidadania.

O projeto, fruto da parceria entre a UFSM (através da Pró-Reitoria de Extensão), o Ministério da Cidadania e o Condesus, objetiva capacitar profissionalmente os moradores da região, com foco nos inscritos no Cadastro Único. De acordo com Gustavo Saldanha, da secretaria de Inclusão Produtiva do Ministério da Cidadania,  a proposta central é estimular o público de baixa renda a participar e frequentar os cursos que serão ofertados pela UFSM nas cidades da região, possibilitando que os jovens nem-nem (jovens entre 18 e 29 anos que nem trabalham nem estudam) possam adquirir qualificação profissional e se emancipar socialmente.

Para o assessor do ministério da cidadania, Beto Fantinel, o recurso projetado para a execução do programa é de aproximadamente um milhão de reais, obtido pela UFSM junto ao Ministério, em dezembro de 2019. De acordo com Fantinel, esse investimento tem dois objetivos principais: combater a pobreza, através da qualificação profissional e do acesso ao mercado de trabalho; e potencializar o Projeto Geoparque Quarta Colônia, para que a região seja reconhecida, pela Unesco, como Patrimônio da Humanidade. “Eu, como ex-aluno da UFSM e natural dessa região, me sinto muito privilegiado por poder acompanhar o desenvolver deste projeto, que vai ser fundamental para o reconhecimento da região”, finaliza Fantinel.

O Pró-Reitor de Extensão da UFSM, Flavi Ferreira Lisboa Filho, ressalta que a parceria entre a UFSM e o Ministério da Cidadania é fundamental para que o sonho de a região virar Geoparque da Unesco torne-se realidade. “Hoje a UFSM, com apoio do Condesus, atua como Projeto Geoparques na Quarta Colônia, e o Ministério da Cidadania traz um aporte considerável de recursos para que consigamos avançar no projeto e, no ano que vem, concorrer à candidatura de Geoparque da Unesco”, destaca Flavi.

O lançamento oficial do projeto Progredir Quarta Colônia e o início das atividades estão previstos para o mês de março deste ano.

Texto e fotos: Wellington Hack/ Pró-Reitoria de Extensão UFSM

Revisão Textual: Erica Medeiros/ Pró-Reitoria de Extensão UFSM