Ir para o conteúdo PRE Ir para o menu PRE Ir para a busca no site PRE Ir para o rodapé PRE
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Geoparques da UNESCO serão o tema do Dose de Ciência



Na próxima quinta, 25 de junho, a partir das 19h, acontece mais uma edição virtual do Dose de Ciência projeto que, criado em 2018, visa a discutir Ciência de forma descontraída. O evento será transmitido ao vivo através do Facebook da Pró-Reitoria de Extensão da UFSM. Na edição que abordará os Geoparques da UNESCO, os convidados serão os professores André Borba (UFSM) e Patrício Melo (URCA/UNESCO).

Os Geoparques territórios reconhecidos pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) podem ser um município ou um conjunto de cidades, no quais a “Memória da Terra” é preservada e utilizada de forma sustentável, gerando desenvolvimento para a sua comunidade. Esse desenvolvimento pode acontecer no turismo, na criação de produtos, na gastronomia, no artesanato e em todas as formas de atividades que conservem e valorizem o patrimônio geológico-geomorfológico, como rochas, minerais, água, solos, relevos, paisagens e fósseis, em associação à cultura da comunidade. Na UFSM, há dois projetos que visam à criação de Geoparques na região central do Rio Grande do Sul: o projeto Geoparque Quarta Colônia e o projeto Geoparque Caçapava.

André Borba, que é Geólogo e professor do Departamento de Geociências (UFSM), participa do projeto Geoparque Caçapava. André tem se dedicado a pesquisas na área de Geodiversidade, Patrimônio Geológico e Geoconservação, na busca da integração entre o conhecimento geológico, da preservação do meio ambiente e do desenvolvimento sustentável de áreas rurais.

Patrício Melo é professor do curso de Direito e ex-Reitor da Universidade Regional do Cariri (URCA), no Ceará. Coordena o Setor de Cultura do Araripe UNESCO Global Geopark e é especialista da UNESCO para o Programa de Geoparques Mundiais da UNESCO. Patrício também é coordenador adjunto da Rede de Geoparques da América Latina e Caribe, além de membro da Diretoria da Rede Global de Geoparks – GGN, representando a América Latina.

O público poderá interagir enviando seus questionamentos através dos canais institucionais da PRE. O Dose de Ciência Especial é uma iniciativa da Universidade Federal de Santa Maria, através da Pró-Reitoria de Extensão (PRE) e da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP).

 

Redação: Wellington Felipe Hack/ PRE UFSM

Revisão: Erica Medeiros/ PRE UFSM

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-346-3909

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes