Ir para o conteúdo PRE Ir para o menu PRE Ir para a busca no site PRE Ir para o rodapé PRE

Pró-Reitoria de Extensão e Coordenadoria de Cultura e Arte lançam edital de Exposição de Arte Online em homenagem aos 60 anos da UFSM

Na última segunda-feira (17), a UFSM, através da Coordenadoria de Cultura e Arte da Pró-Reitoria de Extensão (PRE), divulgou o lançamento da Chamada Interna n.º 34/2020, para Exposição de Arte Online, com o tema “A universidade em nós: 60 anos de histórias, conflitos e conquistas”, em homenagem ao aniversário de seis décadas da Instituição. Para visualizar a Chamada, basta acessar o link: https://www.ufsm.br/pro-reitorias/pre/editais/034-2020/.

O objetivo do edital é valorizar e divulgar produções artísticas de estudantes da UFSM. As inscrições para a Chamada Interna são destinadas a estudantes de graduação, mestrado e doutorado do Curso Artes Visuais Bacharelado e/ou Licenciatura da UFSM e devem ser enviadas até 31 de agosto, para o e-mail editais-cultura.pre@ufsm.br, constando, no assunto do e-mail, “Exposição de Arte Online”.

Serão aceitas propostas de variadas linguagens artísticas, compreendendo desenho, escultura, cerâmica, colagem, pintura, instalação, design, fotografia, gravura (litogravura, serigrafia, xilogravura, gravura em metal e congêneres), performance, vídeo arte, bem como suas derivações e entrecruzamentos.

A iniciativa da criação da Exposição surgiu a partir de um grupo de estudantes e egresso do curso de Artes Visuais da UFSM, composto por Eduarda Teixeira Streck e Flávia Queiroz, alunas de Licenciatura; Barbara de Almeida, estudante de Bacharelado; e Rafael Lesses, egresso em Artes Visuais e pós-graduando em Educação.

Eduarda Teixeira Streck, graduanda do curso de Desenho e Plástica – Licenciatura Plena e idealizadora da proposta, conta como se deu a construção da exposição: “a ideia surgiu através de um e-mail, encaminhado pela PRE, no qual havia um pedido de sugestões de atividades/propostas que promovessem a cultura na Universidade. Logo depois que a ideia inicial foi aceita, convidei alguns colegas e amigos que eu acreditava que se interessariam no tema das exposições e, a partir disso, fomos construindo uma proposta mais elaborada”.

Eduarda também comenta sobre as mudanças provocadas na maneira de divulgação e exibição de produções artísticas em tempos de pandemia: “expor um trabalho em um lugar institucionalizado e legitimado no campo das Artes, na minha opinião, é uma “tarefa” difícil e, durante a pandemia, acredito que não seja diferente. Porém, em função de esses lugares estarem fechados, surgiram ainda mais espaços alternativos que, apesar de já existirem antes, hoje atuam com mais potência. É o caso das redes sociais virtuais, como o Instagram e os sites particulares. Acredito que os artistas acabaram se reinventando, criando modos de expor seus trabalhos. Agora a interação é constante, e o público está familiarizado com estes lugares virtuais, criando outras possibilidades”.

A Exposição de Arte Online será disponibilizada de forma temporária, no site do Centro de Convenções da UFSM (https://www.ufsm.br/outros-orgaos/cc/), a partir deste ano até o ano de 2021.

Texto: Rubens Guilherme Santos / PRE UFSM

Revisão: Erica Medeiros / PRE UFSM