Ir para o conteúdo PRE Ir para o menu PRE Ir para a busca no site PRE Ir para o rodapé PRE
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

PRE realiza VI Fórum Permanente de Extensão em Frederico Westphalen



Foi realizada, na manhã da última quarta (04), a edição do segundo semestre de 2020 do IV Fórum Regional Permanente de Extensão, promovido pela Pró-Reitoria de Extensão (PRE), com apoio dos campi da UFSM, para ouvir as demandas da comunidade local. O evento, que aconteceu de forma online, contou com a participação de gestores da UFSM, da comunidade acadêmica de Frederico Westphalen e da comunidade local. A realização do evento faz parte dos esforços empreendidos pela UFSM para a promoção de uma Extensão socialmente comprometida com as demandas locais, possibilitando que o público indique quais devem ser as prioridades da Instituição para atuar junto à sociedade.

A Vice-Diretora do campus UFSM Frederico Westphalen, Eliane Pereira dos Santos, destacou o papel de construção e fortalecimento de elos gerados pela Extensão, oportunizando, à universidade, sair de seus muros e promover o crescimento social, econômico e cultural da sociedade. De acordo com Eliane, o Fórum é uma oportunidade de mostrar à comunidade aquilo que a UFSM já vem realizando e quais potencialidades podem ser exploradas.

Para o Pró-Reitor Substituto de Extensão e Coordenador de Articulação e Fomento à Extensão, Rudiney Soares Pereira, a realização do Fórum de Extensão é um momento ímpar, no qual a Instituição celebra seus vínculos com a sociedade, dando visibilidade à UFSM como uma agente transformadora de diferentes horizontes na sociedade. Rudiney ressaltou que um dos papéis do evento é orientar as ações dentro da Universidade através da escuta das demandas sociais, para que as atividades da Instituição junto à comunidade sejam cada vez mais qualificadas.

O Vice-Reitor da UFSM, Luciano Schuch, enfatizou a papel de aproximação entre a Instituição e a sociedade, que é oportunizada pelo Fórum por meio do processo de escuta ativia das demandas sociais. Para ele, esse é um traço fundamental da UFSM – e do campus em Frederico Westphalen -, que nasceu com o intuito de interiorizar o ensino no Rio Grande do Sul. Luciano também comentou sobre as potencialidades da Extensão Universitária, que, além de atender diversos setores sociais, atua no fomento à Pesquisa e no desenvolvimento de Políticas Públicas, melhorando a qualidade de vida do país.

O evento prosseguiu com a apresentação de algumas ações desenvolvidas pelo campus e com o diálogo com os membros tanto da comunidade externa quanto da comunidade interna da UFSM Frederico Westphalen. A gravação do Fórum estará disponível no canal do YouTube da Extensão UFSM, para quem desejar ter acesso à discussão e às apresentações.

 

Consulta pública sobre a Agenda 2030 na Extensão segue até dezembro

Além da participação na edição virtual do Fórum, a população das regiões de abrangência da UFSM pode participar apontando as prioridades para a Extensão até o final de dezembro, através da plataforma de coleta de dados vinculada à Agenda 2030. Nela, é possível que o cidadão eleja qual ou quais Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) devem receber maior atenção da UFSM em 2021.

Redação: Wellington Felipe Hack/ PRE UFSM

Revisão: Erica Medeiros/ PRE UFSM

A ação de Extensão apresentada neste texto atende aos seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Acesse as imagens para saber mais sobre cada um deles.

ODS 16
ODS 17
Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-346-4971

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes