Ir para o conteúdo PRE Ir para o menu PRE Ir para a busca no site PRE Ir para o rodapé PRE

COREDE Rio da Várzea lança portal de acesso à informação

Agora é possível acompanhar, com apenas um click, as informações do Conselho Regional de Desenvolvimento (COREDE) Rio da Várzea, região que engloba 20 municípios gaúchos, entre eles Palmeira das Missões – RS, município sede. O Projeto “COREDE Rio da Várzea em dados: um portal de acesso à informação para a população”, do campus UFSM Palmeira das Missões, é financiado pela Pró-Reitoria de Extensão (PRE) da UFSM. A ação integra o Grupo de Extensão e Pesquisa em Estratégia Organizacional (GEPEO) e coordenado pelo professor Nelson Guilherme Machado Pinto, docente do Departamento de Administração da UFSM PM.

O lançamento aconteceu durante a edição virtual do VI Fórum Regional Permanente de Extensão, na última quarta-feira (04). O objetivo do portal, de acordo com o professor e coordenador do projeto, é fortalecer o acesso às informações públicas do COREDE Rio da Várzea. “Queremos cultivar e fomentar a cultura da transparência pública na região. Com a inserção social da Universidade na comunidade, podemos contribuir para o processo democrático, fortalecer a confiança da sociedade nas instituições e gerar um mecanismo de fiscalização”, explicou o professor Nelson.

O projeto conta com dois bolsistas de Extensão, Vitória Karolina Timbola Heckler, acadêmica do curso de Zootecnia da UFSM PM, e Rafael Andrades Hempel, estudante de Administração da UFSM. Para a acadêmica do curso de Zootecnia, estar em um Projeto de Extensão é a oportunidade de mudar a realidade da região onde a UFSM está inserida. “Participar de Projetos de Extensão faz com que nós, acadêmicos, tenhamos mais conhecimento da realidade da região, principalmente quando viemos de outros locais. Esse projeto, em parceria com o COREDE Rio da Várzea, fez com que tivéssemos maior conhecimento sobre como a transparência pode auxiliar em uma gestão pública eficiente, colocando a comunidade mais próxima da administração pública”, afirmou Vitória.

O acadêmico do curso de Administração Noturno, natural de Palmeira das Missões, destaca que o projeto é essencial para a maturidade social e coletiva da realidade das cidades da região. “Como natural de Palmeira das Missões e também graças a estágios feitos no setor público no decorrer da minha formação, ficou evidente a falta de organização dos dados de forma transparente. Nos dias de hoje, onde o acesso é praticamente instantâneo, a região de atuação do COREDE Rio da Várzea tem muito o que evoluir na transparência dos dados. Com o projeto, buscamos impulsionar o COREDE e os municípios a melhores ações de uma gestão moderna, que é baseada na transparência de forma simples, direta e de fácil compreensão para a população”, explicou Rafael.

Para o presidente do COREDE Rio da Várzea, Joel Alexandre Rubert, a implementação desse Projeto de Extensão viabilizará uma melhor integração das atividades a serem realizadas para com a região, sendo um mecanismo essencial para o Conselho. “Essa iniciativa impulsionará e estreitará a relação desse Conselho para com a comunidade Rio da Várzea, assim, fortalecerá ainda mais o cooperativismo entre o COREDE Rio da Várzea e os municípios da região”, destacou Joel.

Portal analisa a região e possibilita canal de comunicação com a comunidade

Além de analisar as informações dos municípios e o histórico do COREDE Rio da Várzea, a intenção do portal é, principalmente, abrir um canal de diálogo e de espaço para a comunidade solicitar informações e esclarecimentos sobre a atuação do órgão e dos municípios que o compõem. Na página, é possível acessar um formulário para solicitar demandas e informações que forem do entendimento do solicitante, a partir disso, serão buscadas as respostas e explicações para atender ao chamado.

O portal reune dados dos municípios, legislações do COREDE Rio da Várzea e disponibilizará uma seção para acesso a estudos técnicos relacionadas à região e aos COREDEs em geral. Com duração mínima prevista até 2024, o projeto conta com a participação de professores do Departamento de Administração e do Departamento de Saúde da UFSM PM; servidores técnico-administrativos em educação vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações Públicas (PPGOP/UFSM); mestrandas do Programa de Pós-Graduação em Administração Pública (PPGAP/UFSM) e do Programa de Pós-Graduação em Agronegócios (PPGAGR/UFSM); e acadêmicos dos cursos de graduação da UFSM/PM; além da participação de membros do COREDE Rio da Várzea. “Esse é um projeto da sociedade. Como instituição pública e com inserção regional, queremos, junto à equipe multidisciplinar da UFSM atuante no projeto e com os membros do COREDE Rio da Várzea, fortalecer esse canal de comunicação para priorizar ações e valorizar o desenvolvimento da região”, explicou o professor Nelson.

O projeto foi todo pensado para esse ano atípico que vivemos, onde a atividade remota é priorizada em função da pandemia de covid-19. Entretanto, quando houver a retomada das atividades presencias, o projeto tem como meta fortalecer as relações entre cidadãos de cada município e instituições de cada uma dessas realidades para debater e projetar o desenvolvimento regional da realidade do COREDE Rio da Várzea.

Acesse o portal: https://www.ufsm.br/projetos/extensao/corederv

A ação de Extensão apresentada neste texto atende aos seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Acesse as imagens para saber mais sobre cada um deles.

ODS 9
ODS 11